Paginas

Qualidades de um Líder de Igreja

No texto bíblico de 1 Timóteo 3.1-13 e Tito 1.5-9, o apóstolo Paulo considera as qualidades de um líder na igreja local. A importância dessas qualidades é precedida pelas palavras: “Fiel é a palavra” (3.1). Essa palavra é digna de toda aceitação.

Ser um líder na igreja é algo desejável. A palavra “aspira” significa, literalmente, “esticar-se após”. Aspirar é desejar profundamente alguma coisa. A melhor tradução para a palavra “episcopado” é supervisão. “Excelente obra almeja” quem quer ser um líder de valor na Igreja Cristã Evangélica Reencontro.

A natureza e a importância da liderança requerem que as pessoas que assumem liderança na igreja, sejam de fato qualificadas. Paulo elogiou os que queriam liderar, mas disse que precisam seguir um padrão de qualidade. Esse padrão não é acadêmico. Alguém pode saber fazer muito bem a exegese de um texto, pode preparar um bom sermão, pregar muito bem, e ainda assim não ter as qualidades alistadas a seguir. É por isso que Paulo escreveu mais de uma vez nesse texto: “É necessário...”. As qualidades consideradas devem ser encontradas em todos os cristãos (Fp 2.15), especialmente nos líderes. Elas não são opcionais, elas são indispensáveis.

Deixe o seu comentário