Paginas

Antonio Francisco

Antonio Francisco é filho de mãe solteira e só conheceu o pai aos dezesseis anos de idade, quando já convertido ao evangelho. Seu pai também se converteu. Sua mãe casou-se oito anos depois de seu nascimento.

Teve uma criação simples. A carência afetiva e o ambiente discriminador em que foi criado lhe possibilitaram um futuro incerto. Teve uma adolescência melancólica e triste. Desde cedo se mostrou estudioso e amante do saber. Quando ainda menino foi atraído por um quadro numa livraria da cidade com os seguintes dizeres: “Quem não lê pouco sabe, pouco entende, pouco vê, pouco fala”.

Depois da morte de seu avô que o criou foi para a cidade para estudar ficando na casa de uma tia. Viveu dias melancólicos e sonhadores ao mesmo tempo. Alegrava-se com as possibilidades imaginadas. Sempre foi um sonhador.

Na escola era atraído pelas figuras religiosas que via nos livros de história. Imagens como a primeira missa rezada no Brasil, padre Anchieta e tudo o que era religioso chamava sua atenção. Foi nesse tempo que se despertou para a vida espiritual. Bem antes disso acompanhou muitos terços rezados por sua mãe em casa com os familiares e vizinhos. Quando menino vibrava com as festas religiosas mesmo não entendendo nada do que acontecia ao redor.

Foi a partir de uma tarefa escolar que teve seu primeiro contato com a Bíblia. Com essa tarefa leu uma parábola de Jesus numa missa na igreja principal da cidade. Depois disso a sua atração por coisas religiosas se aguçou, até que começou a frequentar uma igreja evangélica próxima de sua casa juntamente com uma prima.

Em 1978 aconteceu o fato que mudou sua vida. Depois de alguns cultos na igreja, certo domingo aconteceu o melhor, aceitou o apelo do pastor no final de uma mensagem da Bíblia e entregou sua vida a Jesus como seu Senhor e Salvador.

Depois disso tudo mudou. Conheceu Rosângela sua primeira namorada com quem se casou e trabalhou dedicadamente na igreja liderando jovens, ensinando na Escola Bíblica Dominical, pregando em sítios, fazendas, praças, presídios e casas.

Em 1982 se casou e uma semana depois mudou-se para o centro-oeste do Brasil juntamente com a esposa para estudarem teologia no seminário da denominação. Não tinha nenhuma estrutura econômica que lhe garantisse estabilidade. Com ele, quase foi literal o que diz uma música do Luiz Gonzaga, “a mala era um saco e o cadeado era um nó”. Mas nada disso tirou a paz e a convicção do seu chamado ministerial. As palavras do apóstolo Paulo ao rei Agripa podem ser suas: “Não fui desobediente à visão celestial” (At 26.19). Depois disso todos os outros sonhos que ele tinha se dissiparam.

Antonio Francisco teve três rápidas experiências pastorais antes de assumir o pastorado da Igreja Cristã Evangélica Reencontro em Cuiabá, onde a pastoreia há mais de vinte anos. Sua convicção de liderar fundamentado nos ensinamentos bíblicos tem lhe possibilitado passar por várias situações difíceis e continuar animado, olhando firmemente para Jesus, Autor e Consumador da fé (Hb 12.2).

Antonio Francisco é casado há quase trinta anos com Rosângela, é pai de três filhas, uma delas já casada; sonha em ser avô do Caio ou da Sara ou de ambos.

O provérbio latino que descreve este blog ("as palavras voam, os escritos permanecem), expressa bem os sentimentos do seu autor, que começou a blogar em 2006 simplesmente para dar vazão às suas idéias. Para ele, este é um hobby feliz e um ministério sério.

Cuiabá, 20 de agosto de 2010

Leia mais...