Paginas

O Líder deve ser Irrepreensível

A primeira condição para que uma pessoa seja um líder, é que ela não seja culpada de nada. O líder deve estar além da reprovação, inclusive em sua privacidade. Ele não deve ser acusado dentro nem fora da igreja. Sua reputação deve ser boa em todos os lugares.

Porém, ser irrepreensível não significa que o líder seja uma pessoa sem pecado, pois a Bíblia diz que “todos pecaram” (Rm 3.23; Ec 7.20). O sentido de irrepreensível é que a pessoa não deva dar motivo para que seja repreendida pela obviedade de seus erros.

Nenhuma pessoa pode ser plenamente irrepreensível diante de Deus, mas ela pode e deve ser irrepreensível diante dos homens. Ela não deve ser acusada de nada que conste na lista que aparece em 1Tm 3 e Tt 1. As qualidades dessas duas listas expressam o que significa ser irrepreensível. O líder não pode ser cobrado de nenhum erro grave. Não que ele não tenha pecado, mas, se os cometer, deve conciliar-se com Deus e com as pessoas envolvidas.

A palavra “irrepreensível” trata de uma “qualificação resumo” que engloba as outras qualidades. Uma maneira sintética de definir o que Paulo iria esmiuçar em seguida. Vale dizer que as duas listas começam com esta qualificação (1Tm 3.2; Tt 1.6-7).

Um Projeto Pessoal
Honestamente, pergunte-se: O que evidencia que sou uma pessoa irrepreensível?

1. As pessoas mais íntimas de minha convivência – esposa, filhos, marido, amigos, diriam que sou de fato uma pessoa irrepreensível?

2. As pessoas me procuram cada vez mais para falarem de suas vidas? As pessoas confiam a mim informações confidenciais?

3. Meus relacionamentos se aprofundam à medida que as pessoas me conhecem melhor? Ou será que minhas amizades ficam tensas e superficiais conforme as pessoas vão me conhecendo melhor?

4. O meu círculo de amigos cresce continuamente? Há um crescente número de pessoas que me admiram e confiam em mim?

5. As pessoas me indicam para tarefas significativas e difíceis sem temer que eu as decepcione?

Observação: Se você conseguiu responder honestamente as perguntas acima, será mais fácil prosseguir neste estudo. Talvez lhe pareça desagradável este projeto, mas não tema assumir sua realidade. O orgulho é um obstáculo difícil; mas, se você for em frente, estará a caminho de transformar-se em um amadurecido homem ou mulher de Deus.

1 Comentário

Anônimo disse...

E tambem estes sejam primeiro provados, depois sirvam se forem irrepreensiveis. I Timoteo 3:10.

Ninguem pode ser irrepreensivel diante de Deus, pois todos pecaram (Romanos 3:23 e Eclesiastes 3:23), mas pode ser irrepreensivel diante dos homens.

Parabens Sr.Antonio Francisco pela mensagem, pois ao cristao somente uma coisa pode interessar: ser irrepreensivel.

Deus te abencoe pelo seu trabalho espiritual.

Milton