Paginas

O líder deve ser inimigo de contendas

Esta qualificação só aparece em 1Tm 3.3, e faz parte de um grupo ligado a auto-controle emocional. Os comentaristas quase não comentam esta qualificação porque ela é auto-explicativa e está ligada a outras já comentadas anteriormente como “não violento”.

A pessoa inimiga de contendas é pacífica; ela se abstém de lutas e contendas (2Tm 2.24). Tem sido mostrado nessa lista inspirada que uma pessoa briguenta está desqualificada para a liderança na igreja. Um líder não deve promover desunião ou desarmonia entre as pessoas.

Ele deve ser paciente, brando, inclusive com domínio da língua. O líder deve ser como Jesus, que disse: “Aprendei de mim porque sou mando e humilde de coração” (Mt 11.29). Paulo exigiu que o líder da igreja seja pacífico e que rejeite todas as formas de ameaça e luta. O líder não pode discutir por coisas ínfimas e não insistir em seus próprios direitos, mas ter um temperamento constante e agradável.

Espera-se que o líder na igreja seja uma pessoa tranqüila, segura, que não provoca, ou alimenta conflitos e brigas. Todo cristão deveria ser um pacificador (Mt 5.9) e nunca alguém descontrolado, ranzinza, provocador e briguento.

Deixe o seu comentário