Paginas

O líder deve governar bem a própria casa

Do líder, espera-se “que governe bem a própria casa...” (1Tm 3.4). Governar envolve administrar, superintender, presidir sobre, ser um protetor ou guardião, cuidar, dar atenção a tudo que está ligado ao seu lar. Conhece-se o bom líder da igreja em sua própria casa.

Se alguém não consegue liderar sua casa que é menor, como cuidará da igreja que é maior? Isso mostra a importância que a Bíblia dá para a família. Você não tem que ser líder na igreja, mas tem que ser líder em sua casa para poder ser líder na sua igreja. É simples assim.

O líder deve ter uma vida exemplar. Questões ligadas a divórcio devem ser relacionadas com este assunto. Um homem divorciado não dá evidência de um lar bem administrado; pelo contrário, o divórcio demonstra fraqueza na sua liderança espiritual. Se houve um divórcio permitido biblicamente, deve ser tão distante no passado de forma que tenha sido superado por um longo padrão de sólida liderança familiar e a criação de filhos piedosos (1Tm 3.4; Tt 1.6). A família do líder deve ser exemplo para as outras famílias.

O termo “governar” exige um exercício efetivo de autoridade sustentado por um caráter de integridade e compaixão sensível. O uso da palavra no versículo 5 com o verbo “cuidar” define a qualidade da liderança como mais relacionada a demonstrar misericórdia do que oferecer ultimatos.

Fica claro que a condução da família é um teste em algo menor que confirma ou não a habilidade para assumir algo maior. A família do líder deve ser uma família exemplar. Calvino enfatiza o quanto é interessante que o homem seja casado e tenha filhos para criar para que possa aprender a lidar com seres humanos. Se ele o faz bem na família, tem grande chance de fazê-lo na igreja. O homem casado que se desincumbe bem da função de líder da sua família é um bom candidato a ser um líder na igreja.

Deixe o seu comentário