Paginas

O líder deve criar os filhos sob disciplina e respeito

O líder deve criar os filhos sob disciplina, com todo o respeito (1Tm 3.4). Em Tito 1.6 lemos que o líder deve ter filhos crentes (fiéis) que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados. Paulo fala aqui de obediência, sujeição, reverência e respeito aos pais.

É dito que os filhos de um líder de igreja não sejam acusados de dissolução - incapaz de guardar dinheiro, alguém que desperdiça seu dinheiro, especialmente com a implicação de fazê-lo em prazeres, arruinando, desse modo, a si mesmos, vida luxuriosa, extravagante.

O comportamento dos filhos fornece um teste à liderança dos pais em casa e na igreja. A Bíblia fala claramente da obediência dos filhos aos seus pais (Cl 3.20; Ef 6.1). Mas Paulo não advoga a intimidação como meio para mantê-los na linha. Ele instrui os pais a não provocarem seus filhos, “para que não fiquem desanimados” (Cl 3.21). Disciplina na família é construída sobre o amor ágape. Assim também é com a disciplina na igreja.

Isso significa que os filhos de um líder de igreja devem ser cristãos devotos? É o desejável, mas não é uma condição indispensável necessariamente. Literalmente o texto de Tito 1.6 quer dizer que os filhos “devem ser fiéis”, ou seja, obedientes aos pais, não obrigatoriamente crentes. A fé salvadora não corre nos genes, é pessoal (Jo 1.12-13).

Essa passagem bíblica não autoriza ninguém a exigir perfeição do comportamento dos filhos dos líderes da igreja. Não significa que eles não errem e estejam sujeitos a cometer besteiras. A questão é como o pai, marido e líder do lar está conduzindo sua família. A questão é como o caráter dos filhos está sendo formado; se o pai é capaz de moldar o modo de viver de seus filhos, “(pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)” (1Tm 3.5). Isso também mostra que essa qualificação se aplica aos filhos que moram em casa. Depois que eles saem e começam a formar a própria família, a oportunidade de demonstrar essa disciplina, ou sujeição, não é a mesma. Se um homem governa bem a própria casa, evitará os extremos, ou seja, o rigor exagerado e a mansidão sem justiça. Mais do que a maioria de nós queira admitir, a Bíblia torna os pais responsáveis pela maneira de seus filhos se comportarem (Pv 22:6).

Portanto, o líder tem filhos sob disciplina. Ele é alguém que tem autoridade na sua casa. Autoridade verdadeira, advinda do governo com amor. Os filhos são obedientes, respeitosos, bem comportados, ajuizados. Se forem crentes ou não é algo que homem nenhum pode determinar (Jo 1.12-13). O certo é que devem ter sido criados como crentes, “na disciplina e admoestação do Senhor” (Ef 6.4).

Deixe o seu comentário