Paginas

Enquanto

Enquanto é conjunção subordinativa temporal que indica contemporaneidade passada, presente ou futura, [...]. Traz a idéia de situação transitória. Equivale a "quando", "no tempo em que", "durante o tempo em que". [1]

No começo de minha vida cristã, eu gostava de ouvir a abertura do programa “Momento Jovem” na Rádio Transmundial. A vinheta de abertura dizia: “A vida é feita de momentos, momento jovem foi feito para você...”. Mais precisamente a expressão “a vida é feita de momentos” era a que mais me chamava a atenção. Na verdade é assim que a vida acontece, a cada momento, um momento após outro momento. O que é um momento, senão um espaço pequeníssimo, indeterminado de tempo onde a vida acontece seguidamente!? Assim sendo, porque assim é, o que acontece em nossas vidas entre um momento e outro? Como consideramos isso, se é que consideramos?

O que acontece enquanto levantamos cada manhã, enquanto vamos ao banheiro, enquanto, fazemos a higiene pessoal, enquanto tomamos o café da manhã, enquanto nos deslocamos para o trabalho ou para a escola, enquanto nos ocupamos com os afazeres comuns de cada dia, enquanto retornamos para casa, enquanto paramos no caminho, enquanto retomamos a caminhada, enquanto compramos, enquanto vendemos, enquanto em casa, enquanto amamos, enquanto lemos, enquanto na igreja, enquanto oramos, enquanto sozinhos, enquanto acompanhados, enquanto sorrimos, enquanto choramos, enquanto ouvimos, enquanto falamos, enquanto estamos no lazer, enquanto viajamos, enquanto banhamos, enquanto comemos, enquanto dormimos...?

Enquanto isso...

[1] ALMEIDA, N.M. - Dicionário de Questões vernáculas. São Paulo, Ed. "Caminho Suave" Ltda., 1981.

Deixe o seu comentário