Paginas

Dicas para a Equipe de Louvor

Estou dando dicas para a equipe de louvor da igreja à medida que vou observando os acontecimentos. Essas dicas geralmente são dadas conforme o comportamento da equipe. Ontem, por exemplo, fiz algumas observações durante o culto que me fizeram conversar mais uma vez com os componentes desse ministério. O grupo tem crescido e tem suas qualidades, mas precisa se aprimorar sempre. Algumas coisas já foram ditas outras vezes e não têm sido levadas em conta devidamente. É por isso que devo falar as mesmas coisas muitas vezes. O melhor deve ser dado ao Senhor, a sua grandeza está acima de toda expressão de louvor (Ne 9.5). Ele é o rei de toda a terra; devemos cantar louvores com harmonia e arte (Sl 47.7). As dicas do momento são as seguintes:

1. Evitar tempo morto. A televisão com seus comerciais rápidos nos mostra o perigo do tédio. Existe muito tempo morto entre os acontecimentos do culto. Vamos minimizar os tempos de transição. Quando um período do culto acabar, outro deve começar imediatamente. Isso mostra o valor de um culto dinâmico.

2. Não desligar o microfone. Microfones sem uso devem ser desligados. Mas estou me referindo ao que tem acontecido em nossos cultos. Ao passar o microfone que estava usando, o dirigente o desliga e sempre falo a primeira palavra com o microfone desligado. Por que desligar esse microfone em uso???

3. A linguagem da equipe é a música. "Davi, junto com os comandantes do exército, separou alguns dos filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum para o ministério de profetizar ao som de harpas, liras e címbalos" (1 Cr 25.1). A mensagem da equipe deve ser passada pela música. O pregador fala em seguida.

4. Não relacionar os cânticos na hora do culto. Tenho visto a equipe reunida exatamente no momento de começar o culto, combinando relação de cânticos. Isso é falta de preparo e de ordem e não deve continuar acontecendo. Por outro lado, deve estar aberta para as "improvisações" conforme a direção que Deus dá.

A equipe deve focar sempre em duas direções: Deus e o povo. O equilíbrio é sempre o melhor meio de ser bem-sucedido em qualquer coisa. A equipe deve se comunicar com o povo, mas sempre para conduzir esse povo para Deus. Um erro recorrente da equipe, é quebrar o seguimento de um período que flui na presença de Deus para explicar cânticos, saudar a igreja, comunicar avisos e tantas outras coisas. Uma microfonia, por exemplo, pode acabar com um culto. Lembrete: o ser deve vir antes que o fazer, e os relacionamentos devem merecer maior investimento do que os instrumentos musicais. A inversão dessa ordem desafinará a qualidade dos cultos da igreja e da santa adoração a Deus. Devemos cuidar também para não ver a equipe de louvor como um grupo seleto, especial, ungido, exclusivo, e assim por diante. Todos podemos cantar (Sl 150).

Deixe o seu comentário