Paginas

Que tal fazermos um inventário de nossa ira?

“Evite a ira e rejeite a fúria; não se irrite: isso só leva ao mal” (Sl 37.8).

Qual a sua capacidade de suportar incômodos e inconveniências antes de ficar irado? Diante de frustrações e desapontamentos ficamos muitas vezes ressentidos, o que pode gerar em nós uma vida triste e derrotada.

A ira é um sentimento intenso de rancor e ódio dirigido a uma ou mais pessoas em razão de alguma ofensa que nos atingiu. Isso provoca em nós o forte desejo de corrigir algo errado, ataque e até destruição de algo (ou alguém) que nos incomoda. Mas, nem toda ira é pecaminosa. Prova disso é que podemos ficar irados sem pecar (Sl 4.4). É interessante observar que o profeta Jeremias ficou cheio de ira, mas uma espécie de ira santa. Deus mandou que essa ira fosse derramada sobre todas as pessoas que estavam sob o ministério profético de Jeremias. Tratava-se de um juízo de Deus contra o pecado do povo (Jr 6.11). A Bíblia fala da ira de Deus. E a nossa?

Mas, conquanto a ira não seja pecaminosa em si mesma, ela pode facilmente nos levar ao pecado. Devemos ser apressados em abandonar a nossa ira. Até porque quase sempre a ira que se manifesta em nós é voltada para o mal. Nesse sentido devemos atentar para o que a Bíblia diz:

Devemos dominar nossa tendência à fúria (Gn 4.6-7); não devemos procurar vingança nem guardar rancor (Lv 19.18); o ressentimento mata (Jó 5.2); devemos evitar a ira e a fúria; isso só leva ao mal (Sl 37.8); quem facilmente mostra seu aborrecimento é insensato (Pv 12.16); a palavra ríspida desperta a ira (Pv 15.1); o irritável provoca divisões (Pv 15.18); a pessoa muito zangada precisa de disciplina (Pv 19.19); morar com uma mulher briguenta não é fácil (Pv 21.19); evite pessoas de mau humor (Pv 22.24); o tolo expõe a ira, o sábio domina-se (Pv 29.11); o iracundo só dá problemas (Pv 29.22); a ira se aloja no íntimo dos tolos (Ec 7.9); devemos nos livrar da ira (Ef 4.31; Cl 3.8); um líder não deve ser briguento (Tt 1.7); devemos demorar ficar irados (Tg 1.19). Fica claro que a ira dificilmente se manifesta como uma virtude em nós. Você faria um inventário de sua ira?

A ira não nutre, não beneficia, nem aproxima. A ira nos definha, isola, e mata.

Deixe o seu comentário