Paginas

Sabedoria financeira (1)

“É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!” (Pv 16.16).

O livro de Provérbios na Bíblia é cheio de princípios de vida. Como se sabe, provérbios são pequenos ditos que trazem lições de vida. Os provérbios bíblicos não pretendem ser promessas absolutas de Deus. Eles são mais probabilidades de coisas que podem acontecer, uma vez satisfeitas as devidas condições. E um dos assuntos fartamente ensinados em Provérbios diz respeito às finanças. Por isso, quero considerar numa ordem crescente das referências, alguns versículos que nos enriquecem com a grandeza dos ensinos.

Devemos honrar a Deus com tudo o que temos, e nos é feita a promessa de fartura. “Honre o SENHOR com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho” (Pv 3.9-10). Somos alertados do perigo de ficar como fiador de alguém (Pv 6.1-3). O fiador sofre e fica inseguro. “Quem serve de fiador certamente sofrerá, mas quem se nega a fazê-lo está seguro” (Pv 11.15). Quase sempre quando alguém se torna fiador de outrem, não considera as implicações. Isso nunca deveria ser feito. “O homem sem juízo com um aperto de mãos se compromete e se torna fiador do seu próximo” (Pv 17.18). O fiador pode perder tudo o que tem, principalmente se a pessoa para quem empenhou a palavra não for confiável. “Tome-se a veste de quem serve de fiador ao estranho; sirva ela de penhor de quem dá garantia a uma mulher leviana” (Pv 20.16; 22.26-27).

Deus é o dono de tudo. Ele nunca passou a escritura da terra para ninguém. Somos apenas mordomos. Mas, por isso mesmo devemos reconhecê-lo naquilo que temos, e como lemos, devemos honrar a Deus com nossos bens. Há muitas maneiras de fazer isso, e a Bíblia nos ensina como fazer. Sobre o ser fiador, a Bíblia não diz que é pecado, mas nos alerta dos perigos. Quem puder assumir, assuma.

Uma das melhores maneiras de conhecer a maturidade de uma pessoa, é observar como seu dinheiro é administrado.

Deixe o seu comentário