Paginas

Clínica de Mentoria de Pastores e Líderes

Ontem e hoje realizamos uma "Clínica de Mentoria de Pastores e Líderes". Essa clínica é oferecida pelo MAPI - Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas, um ministério da Sepal.

Numa equipe de quatro colegas, ministramos esse treinamento para pastores e líderes. O grupo não era grande, mas foi gratificante e desafiador, mesmo já tendo ministrado esse conteúdo por várias vezes. É sempre um aprendizado e um estímulo passar por esse rico conteúdo, que mais do que informação, oferece uma formação transferível.

O pastoreio de pastores se propõe a cuidar dos que cuidam da noiva (a igreja). A visão do MAPI é que cada pastor tenha um mentor; e cada igreja tenha uma liderança saudável. O pastor cuida do povo de Deus mas ninguém cuida dele. É uma categoria solitária em geral. O MAPI oferece uma visão que possibilita que os pastores se relacionem entre si e passem a ter uma vida saudável para que resultante disso tenham também uma liderança e igreja saudável.

Uma porcentagem muito pequena de pastores é cuidada. E quando o pastor não é pastoreado, sua esposa sofre, seus filhos sofrem, seus líderes sofrem, a igreja sofre, o mundo sofre e o próprio Deus sofre, pois não quer ver aqueles que ele chamou para pastorear suas ovelhas, sofrendo. O MAPI nos ensina a cuidar uns dos outros, assessorar uns aos outros, ouvir a Deus juntos e estudar um assunto juntos que nos edifique. Geralmente os pastores se encontram semanalmente para desenvolverem esses objetivos e cultivarem uma amizade crescente.

Deixe o seu comentário