Paginas

Tudo muda quando muda nosso jeito de ser

“Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês” (Rm 16.20).

Deus nunca respondeu para Jó o que ele tanto queria saber: Ele não sabia por que havia perdido sua família, sua saúde, e seus bens. É verdade que o Senhor ficou indignado com os amigos de Jó por não falarem o que é certo a respeito dele (Jó 42.7), e o tornou novamente próspero, lhe dando em dobro tudo o que tinha antes. Todos os seus irmãos, irmãos e conhecidos vieram visitá-lo. Também teve mais dez filhos; novamente três filhas e sete filhos. Agora Jó tinha dez filhos no céu e dez filhos na terra. É provável que Deus também tenha dobrado o seu tempo de vida (Jó 42.10-17). Jó morreu feliz. Deus deu tudo o que Jó queria. A única coisa que ele não lhe deu, foi a resposta para a pergunta: “Por quê?”.

Todos os leitores do livro de Jó conhecem o outro lado da história. Sabemos de detalhes que ficaram fora do conhecimento de Jó (Jó 1-2). As audiências celestes, as conversas entre Deus e Satanás, as investidas malignas contra Jó, as mudanças drásticas que lhe ocorreram. Tudo isso tão bem detalhado nos primeiros capítulos do livro de Jó, parecem não ter chegado ao seu conhecimento. Ele ficou sem saber a razão de tudo aquilo.

Sabemos detalhes da vida de Jó que ele não sabia, mas não sabemos detalhes da nossa própria vida. Como Jó, também sofremos sem sabermos muitas vezes a razão. É consenso que o sofrimento faz parte da vida de todos nós, mas não podemos explicar exatamente por que certas coisas acontecem e como acontecem. Esse controle está em outras mãos.

Não precisamos entender tudo o que nos acontece. Isso nunca será possível. Mas é gratificante saber que quando olhamos a vida do ponto de vista de Deus à luz da Bíblia, entramos noutra dimensão. A cruz parecia a derrota de Jesus. Mas foi ali que ele cancelou nossas dívidas eternas e triunfou sobre o mal (Cl 2.14-15).

Quem vê tudo do ponto de vista de Deus, pode não entender tudo o que lhe acontece, mas estará sobre tudo no final.

Deixe o seu comentário