Paginas

Guerra no espaço, batalha na mente

“A nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais” (Ef 6.12).

O grande objetivo de Satanás era atacar o próprio Deus. Jó foi apenas a isca que ele quis usar para isso. Ele queria ver aquele que Deus falava tão bem dele, amaldiçoando-o em sua cara (Jó 1.8, 11; 2.5). Satanás queria que Jó ficasse decepcionado com Deus e o trocasse por outro deus.

A intenção de Satanás é fazer com que as pessoas se frustrem com Deus. Ele quer convencer as pessoas que ele sabe e pode como Deus. Tentou ser maior que Deus e disse saber o que Deus pensa. Sendo o pai da mentira (Jo 8.44), ele pensa que Deus é limitado e acha que os servos de Deus são hipócritas e traidores como os servos dele. Ele sempre avalia por baixo, e sempre se dá mal.

Satanás é o maior perdedor do universo. Ele deve ter experimentado lampejos de falsa alegria e mostrado sarcasmo ao presenciar o sofrimento de Jó. Deve ter imaginado o nocaute de Deus por ter derrubado um de seus ilustres filhos. Mas teve que sair em retirada, envergonhado por contemplar no final da experiência de Jó um homem mais maduro, amando e conhecendo a Deus como nunca antes (Jó 42). A história de Jó nos mostra que é possível suportar sofrimentos extremos como o que ele experimentou, por causa da graça de Deus. A Bíblia diz: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar” (1 Co 10.13). Paulo escreveu que as tribulações que sofreu com seus companheiros na Ásia, foram muito além da capacidade de suportar, ao ponto de perderem a esperança da própria vida. Confiaram em Deus e ele os livrou (2 Co 1.8-10). Deus sempre nos concederá graça no momento da necessidade (Hb 4.16). Deus sempre vencerá Satanás, e podemos ter sua paz que excede todo o entendimento (Fp 4.7).

Mais que vencedor é aquele que sabe levar cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

Deixe o seu comentário