Paginas

Entendendo o sofrimento à luz da Bíblia

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito” (Rm 8.28).

O sofrimento é inevitável aos humanos. Está escrito que “o homem nasce para as dificuldades tão certamente como as fagulhas voam para cima” (Jó 5.7). Ninguém escapa de sofrer. Sendo isso verdade como de fato o é, melhor será procurar compreender o verdadeiro sentido do sofrimento. Em outras palavras, é melhor preparar-se para o inevitável sofrimento comum e específico a todos nós.

A reação que temos diante do sofrimento, vai depender exclusivamente do conhecimento que temos de Deus. Uma compreensão distorcida sobre Deus, distorcerá também todo o nosso modo de reagir ante ao sofrimento. Ao considerar o sofrimento de Jó, alguns acham que Deus ficou totalmente alheio ao que lhe ocorreu. Já ouvi o absurdo de um “pregador” dizer que Jó nem mesmo conhecia a Deus. Foi por isso que ele sofreu.

O Deus da Bíblia não fica indiferente ao nosso sofrimento. Ele controla tudo, e nada nos acontece sem o seu consentimento. Essa é a mensagem explícita da Bíblia para todos os que confiam em Deus. Quando os filisteus prenderam Davi em Gate, ele disse para Deus: “Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro?” (Sl 56.8). Tudo o que acontece aos que confiam em Deus, vem de cima (Jo 19.10-11).

Por incrível que possa parecer, Jó não tinha o melhor conceito de Deus, pelo menos por ocasião de seu sofrimento. Ele começou a tratar Deus como se ele fosse um homem ausente (Jó 33.8-13). Mas Deus está sempre presente (Sl 139).

Jó demorou perceber que os seus sofrimentos faziam parte do plano soberano de Deus. Em meio às dificuldades, chegou a dizer: “Não dá lucro agradar a Deus” (Jó 34.9). Mas finalmente Jó entendeu que Deus faz todas as coisas, e nenhum dos seus planos pode ser frustrado (Jó 42.2).

Todo sofrimento que nos atinge, passa pela permissão de Deus. Se alguém não crê nisso, não acredita na soberania de Deus, e fica exposto a todos os tipos de males.

Deixe o seu comentário