Paginas

Você pode nascer de novo para Deus

“Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!” (2 Co 6.2).

Gordon MacDonald em seu livro “Ponha Ordem no Seu Mundo Interior” fala de Howard Rutledge, um piloto da Força Aérea Americana que teve seu avião derrubado durante a guerra do Vietnã. Depois de muitos anos de tortura na prisão, foi solto no final da guerra. Rutledge, em seu livro (Na presença dos meus inimigos), faz uma reflexão sobre suas reservas espirituais naqueles dias quase insuportáveis na prisão:

“Durante os longos períodos em que era forçado a meditar, não foi difícil aprender a distinguir entre o que é importante e o que é supérfluo, o que é útil e o que é ‘lixo’. Anteriormente, nos domingos, por exemplo, eu passava o tempo trabalhando muito ou me divertindo, e não tinha tempo para ir à igreja. Durante muitos anos, Phyllis (sua esposa) havia me chamado para ir ao culto com a família. Ela não implicava nem se irritava – mas sempre mantinha as esperanças. Mas eu estava ocupado demais, ligado demais em outras coisas, e não podia passar uma ou duas breves horas por semana pensando nas questões mais importantes da vida.

“Mas agora ali estava eu, cercado por imagens da morte – cenas, sons e cheiros. Em pouco tempo, minha fome espiritual superava até a vontade de comer um bife. Eu queria saber mais sobre aquele aspecto do meu ser que nunca morrerá; queria conversar com alguém sobre Deus, Cristo, e sobre a igreja. Mas no confinamento solitário do Heartbreak (nome que os prisioneiros de guerra deram ao seu campo de concentração) não havia pastores, nem professores de escola dominical, nem Bíblia, nem hinários, nem grupos de crentes para me orientar e me confortar. Eu havia negligenciado completamente a dimensão espiritual de minha vida. Foi preciso ficar numa prisão, para descobrir como é vazia uma vida sem Deus”.

Foi necessário que Rutledge experimentasse duras pressões num campo de prisioneiros de guerra para que reconhecesse a necessidade crucial de Deus em sua vida. A Bíblia diz que Deus “pôs no coração do homem o anseio pela eternidade” (Ec 3.11). Isso significa dizer que há um vazio tão grande dentro de cada um de nós que somente Deus pode preencher. Esse vazio pode se manifestar e ser reconhecido como uma espécie de sede e fome de Deus. O salmista disse: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42.2). Jesus é tudo o que a nossa alma necessita para vivermos plenamente a vida que Deus tem para nós (Jo 10.10). Ele disse: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede” (Jo 6.35).

Precisamos nascer de novo, um nascimento espiritual. Jesus falou para um influente líder judeu: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo” (Jo 3.7). Esse novo nascimento acontece pela fé no que Jesus fez por nós na cruz e na sua ressurreição, e não no que possamos fazer. A Bíblia diz: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8-9). O novo nascimento nos torna novas pessoas em Cristo Jesus. As coisas antigas passam e surgem coisas novas (2 Co 5.17).

Mas esse novo nascimento não acontece automaticamente. É necessário querer viver para Deus. “Jesus dizia a todos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23). São os que recebem, os que crêem em Jesus, que se tornam filhos de Deus (Jo 1.12).

Deixe o seu comentário