Paginas

Por quanto tempo se cria um filho?

“Meu filho, obedeça aos mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe” (Pv 6.20).

Ser pai é uma das experiências mais gratificantes desta vida. Acredito que as mães também dizem a mesma coisa, pois essa é a missão mais sublime de uma mulher – ser mãe (1 Tm 2.15). A Bíblia diz que “os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (Sl 127.3). Nossos filhos pertencem a Deus porque ele cria cada pessoa, mas também são nossos como uma recompensa que Deus nos dá. Ainda me vejo admirado ao ouvir uma filha dizer “papai”, mesmo depois de ouvir isso incontáveis vezes por tantos anos. Mas, o que provocou essa reflexão em mim foi a pergunta: Por quanto tempo se cria um filho?

A criação de um filho não termina quando ele nasce. Nesse tempo começa uma nova etapa, pois a criação vem desde a concepção. A criação também não termina no final da infância. Aqui se inicia uma nova fase, a adolescência, a fase mais turbulenta da vida de alguém. Mas será que no final da adolescência cumpriu-se a missão dos pais? Não. O filho agora é jovem e está se definindo na vida profissional e conjugal, e a influência dos pais é fundamental. Ah! Mas depois desse período, finalmente, missão cumprida! Não. Mesmo depois que os filhos saem de casa, estabelecem suas próprias famílias, se definem profissionalmente, e adquirem sua “independência”, a missão dos pais não termina.

Quando jovem, ouvia algumas pessoas dizerem que para os pais os filhos são sempre crianças. Estou constatando que isso é verdade. A gente nunca perde esse sentimento de vê-los como crianças, mesmo que saibamos que são adultos. O cuidado, a cumplicidade, o carinho, o conselho, a orientação, a correção, nunca deixam de ter o seu lugar nessa relação de pais e filhos. Deus nos deu filhos para que os criemos sempre. Devemos ser como guerreiros, cujos filhos são como flechas com alvos certeiros. Nisso está a felicidade dos pais (Sl 127.4-7).

Quem tem filhos, nunca está só.

Deixe o seu comentário