Paginas

Os males do coração

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jr 17.9).

Jesus censurou duramente os líderes religiosos de seus dias porque eles eram hipócritas. Eles não entravam no Reino dos céus, nem deixavam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. Devoravam as casas das viúvas e se justificavam com aparentes longas orações. Eram como sepulcros caiados: bonitos por fora, mas por dentro eram imundos. Por fora pareciam muito justos ao povo, mas por dentro eram cheios de hipocrisia e maldade. Jesus os chamou de serpentes e raça de víboras. Eram guias cegos. Coavam um mosquito e engoliam um camelo (Mt 23.13-33). Eles estavam acostumados a praticar o mal (Jr 13.23).

Os religiosos observavam que alguns discípulos de Jesus comiam sem lavar as mãos, e estavam preocupados com a impureza cerimonial. Jesus lhes disse: “O que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro” (Mc 7.20-23). Isso mostra que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jr 17.9).

Falando de sua natureza pecaminosa, o apóstolo Paulo disse: “Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo” (Rm 8.15, 18). Um pouco depois ele diz: “Miserável homem que sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?”. Ele mesmo dá a resposta: “Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor!” (Rm 7.24-25). Noutra ocasião ele diz: “Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior” (1 Tm 1.15).

Nosso coração é uma fonte de males. Somente Jesus Cristo pode nos dá um novo coração.

Deixe o seu comentário