Paginas

O que você procura?

“Acalmei e tranqüilizei a minha alma. Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe [...]” (Sl 131.2).

O que mais lhe motiva no momento? O que você mais procura com os seus esforços? Onde você mais gasta suas energias? Qual é a sua grande prioridade de vida? Nos dias do cativeiro babilônico, quando o povo de Judá foi para o exílio, Deus falou por meio do profeta Jeremias ao seu secretário Baruque que reclamava de sofrimento, gemia de cansaço, e buscava coisas especiais para ele. Deus prometeu que iria destruir tudo e traria desgraça sobre toda a humanidade. Não era ocasião de Baruque procurar grandezas para si mesmo. Mas Deus lhe prometeu preservar sua própria vida. É como se Deus dissesse: sua vida é seu prêmio (Jr 45.1-5). Você já pensou em sua vida como sendo o seu maior patrimônio?

Baruque significa “abençoado (pelo Senhor)”. Mas ele não se sentia abençoado, pois vivia em função das coisas e status. Devemos ter muito cuidado com o padrão que a sociedade nos impõe. A Bíblia diz que não devemos nos amoldar ao padrão deste mundo (Rm 12.2). As pessoas hoje valem pelo que têm e não pelo que são. Mas Jesus não aprovou isso. Ele mesmo disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lc 12.15). O pior é que entre os que dizem servir a Deus, esse padrão também se manifesta. A maioria está mais interessada nas coisas de Deus do que no Deus de todas as coisas. Isso nos deixa sempre insatisfeitos.

O Salmo 73 ilustra o perigo de se deixar atrair pelas coisas olhando pessoas prósperas. O problema é quando essas pessoas não temem a Deus e o procuram apenas em ocasiões desesperadoras. No Salmo, o autor percebeu que aquelas pessoas vivem em terrenos escorregadios, prestes a cair na ruína. Quando ele focou em Deus, tudo se ajustou. Compreender e conhecer a Deus deve ser a razão de nossa glória, não a sabedoria, nem a força, nem a riqueza (Jr 9.23-24).

Não se agarre muito às coisas terrenas. O que realmente importa e permanece vem do céu.

Deixe o seu comentário