Paginas

Um homem que sabia para o que veio

“Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho para o Senhor, façam veredas retas para ele” (Mt 3.3). A vinda do Senhor estava determinada.

Cada um de nós foi criado por Deus com propósitos definidos. Alguns desses propósitos são aplicáveis a todos, outros são próprios de cada um. O que nos cabe fazer é descobrir com objetividade a missão de nossa vida. Quando isso acontece, aí sim, temos encontrado o nosso lugar neste planeta e nos sentimos em casa onde estamos, fazendo o que cremos ser a razão de nossa existência neste mundo. A Bíblia diz que Deus povoou a terra a seu critério, determinando tempos e lugares onde cada um deveria habitar (At 17.26). Cada um de nós nasceu no lugar e no tempo de Deus sem casualidade. Deus nunca se surpreendeu com um bebê.

Se posso mencionar um homem na Bíblia que sabia a razão de sua vinda a este mundo, esse homem é João Batista. Certamente que outros cabem nesse perfil, Jesus é o nosso modelo por excelência, mas João é admirável nesse sentido. Seus pais Zacarias e Isabel eram muito piedosos e ouviram a Deus sobre a missão do filho (Lc 1-2). Ele cresceu e se fortaleceu no espírito; viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel (Lc 1.80). A maior parte de sua vida foi passada no anonimato. Ele era um desconhecido, até que Deus o enviou para exercer seu ministério público. Ele se identificou como “voz do que clama no deserto” (Lc 3.4).

Ele conhecia muito bem sua missão de vida. Sabia que veio preparar o caminho para o Senhor. Entendia que seu ministério tinha vindo do céu (Jo 3.27). Ele veio como testemunha da luz que é Jesus (Jo 1.7; 8.12). Ele não perdeu de vista seu papel de mordomo do Reino dos céus. Sabia que não era o Cristo, mas um anunciador de sua chegada (Jo 3.28). Identificou-se como amigo do noivo, e alegrou-se com sua chegada (Jo 3.29). Não entrou em crise quando as atenções se voltaram para Jesus. Ele mesmo disse: “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3.30). João Batista é um exemplo de alguém que conhece o seu lugar e sabe se alegrar com o que faz, sabendo que veio de Deus sua missão. Até que alguém descubra sua missão na vida, ficará "quebrando galho" nas esquinas da vida.

Quem sabe o que quer, faz menos, para fazer melhor o que veio fazer.

Deixe o seu comentário