Paginas

A maior barreira da vida em sociedade

“Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós” (Is 53.6).

Há muitos anos ouvi um ministro do governo brasileiro afirmar: “Quem vive em grupo, deve ser mais transigente que exigente”. Em outras palavras ele quis dizer que quem vive em comunidade deve saber abrir mão de seus direitos. Caso contrário, fica impossível a relação entre os humanos.

A Bíblia diz que nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. E a primeira causa da lista desses dias difíceis, é o egoísmo (2 Tm 3.1-2). Os nossos interesses são com certeza a grande causa dos conflitos em todos os níveis sociais. Isso é uma conseqüência direta do pecado na raça humana. Quando Adão e Eva pecaram, se dividiram. Quando Deus perguntou a razão de Adão ter comido do fruto da árvore que ele tinha proibido, ele jogou a culpa sobre Eva (Gn 3.11-12). Parece que ninguém pecou.

Sempre cito as palavras de Stanley Jones: “Os homens não podem caminhar muito tempo com seus semelhantes, porque não o podem fazer consigo mesmos; e já não podem caminhar consigo mesmos, porque não podem caminhar com Deus”. Quando não priorizamos os interesses de Deus, os nossos prevalecem para a nossa própria ruína. Somos livres para escolhermos o que quisermos, mas não temos controle sobre as conseqüências de nossas escolhas. Esse poder está em outras mãos. É fácil perceber quando os nossos interesses estão em voga sobre a opinião dos outros, pois facilmente nos metemos em conflitos, nos defendendo.

O profeta Isaías resume isso quando diz: “Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós” (Is 53.6). Acho interessante que ele fala “todos nós” no início e no final do verso, e no meio ele menciona “cada um”. Ou seja, todos somos egoístas, cada um quer viver para si, mas o Senhor Jesus levou sobre si nossos pecados. Uma nova vida para nós sem egoísmo, começa na cruz. Ali fica nosso egoísmo.

O egoísmo é a pior maneira de chamar a atenção para si mesmo.

Deixe o seu comentário