Paginas

Resgatando a afetividade

“Tendo dito isso, ajoelhou-se com todos eles e orou. Todos choraram muito e, abraçando-o, o beijavam” (At 20.37).

Um dos sinais do fim dos tempos é a frieza nos relacionamentos. Jesus disse que “naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros. Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará” (Mt 24.10, 12). Traição e ódio deixarão as pessoas espantadas. Já presenciamos isso amplamente, mas tende a aumentar à medida que o tempo passa. A maldade do final dos tempos fará com que o amor de muitos esfrie, dando lugar a indiferença, a arrogância, falta de amor pela família e muito mais (2 Tm 3.1-5).

Precisamos reagir a tudo isso, tomando a iniciativa de mostrar afetividade em todo o nosso modo de agir. Algumas pessoas são afetivas por natureza, outras precisam trabalhar essa área propositadamente. A maneira como fomos criados também expressa o modo como tratamos uns aos outros. Tem muita gente ferida e ferindo, pois uma pessoa ferida sempre fere outras.

A Bíblia mostra de várias maneiras que Deus é afetivo. O salmista disse: “Sou como uma criança recém-amamentada por sua mãe; a minha alma é como essa criança. Ponha a sua esperança no Senhor” (Sl 131.2-3). Ele não teria essa imagem meiga de sua alma em relação a Deus se não acreditasse na bondade de Deus.

Quando Jesus chegou a Jerusalém na semana de sua crucificação, ele disse: “Jerusalém, Jerusalém [...]! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram” (Mt 23.37). Nota-se aqui o amor do Senhor por aquele povo.

O fruto do Espírito é amabilidade (Gl 5.22). Se a frieza emocional no trato entre as pessoas tem sido o perfil de nosso contexto atual, é uma prova mais que evidente que estamos vazios do amor de Deus. A afetividade pode ser experimentada sem promiscuidade. O mundo clama por carinho fraterno.

A afetividade é inerente ao ser humano. Ainda hoje podemos atiçar esse fogo dentro de nossa alma. Assim fazendo, poderemos aquecer corações frios bem próximos de nós.

Deixe o seu comentário