Paginas

A recompensa do quarto de oração

“Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam” (Hb 11.6).

Podemos e devemos orar em público, a sós e em conjunto. A oração não depende de local, horário ou circunstância. A Bíblia nos ensina que a oração deve ser um estilo de vida: “Orem no Espírito em todas as ocasiões” (Ef 6.18). “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Fp 4.6). “Orem continuamente” (1 Ts 5.17). Tudo em nós deve ser regado com oração a Deus.

Jesus orientou seus discípulos a não serem como os hipócritas na oração. Eles gostavam de aparecer para as pessoas nos lugares públicos e serem admirados. A única recompensa que podiam obter disso era algum elogio pela aparente piedade deles (Mt 6.5). Não podiam receber nada de Deus porque o interesse deles era a simpatia dos homens. É estranho que alguém faça da oração um meio de receber favor humano por não ter experimentado ainda a recompensa divina.

A orientação de Jesus é que ao orarmos, devemos ir para o nosso quarto, fechar a porta e orar ao Pai que vê em secreto. Mesmo estando em secreto, o Pai vê e recompensa aos que oram a ele. Ele fala de forma bem pessoal: “quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai” (Mt 6.6). A comunidade da igreja jamais suprime minha individualidade. Aliás, a qualidade da vida da igreja passa pela qualidade de vida de cada membro que a compõe.

A palavra grega para quarto refere-se ao local da casa onde eram guardados os mantimentos de valor. É no meu quarto que posso a sós, com a porta fechada, desligado da agitação externa, ter um encontro real com Deus. Ele que vê em secreto conhece toda a minha vida e promete me recompensar ao orar a ele. Jesus não especificou no que consiste essa recompensa, mas certamente que implica em transformações na minha vida que me farão viver melhor.

Não preciso me deslocar a um lugar especial para falar com Deus, posso orar a ele em meu quarto e receber recompensas divinas.

Deixe o seu comentário