Paginas

Decido trabalhar em equipe

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros” (Pv 15.22).

Quando se pensa em trabalhar em equipe, deve se levar em conta as relações pessoais antes de se falar em tarefas. Uma equipe que aprende a andar junta, se torna saudável e produtiva. Por outro lado, se não existir um bom relacionamento entre os membros da equipe, ela até poderá fazer muitas coisas, o que não significa qualidade do trabalho. Às vezes o ativismo é uma forma de compensar a falta de intimidade entre seus membros.Uma equipe é composta de forma bem definida, com pessoas comprometidas com o que fazem, que sempre se aprimoram no exercício da função, tendo um líder que coordena o grupo na busca de metas comuns.

Para que uma equipe obtenha êxito, deve buscar a direção de Deus. As atividades da equipe devem ser orientadas por Deus sob a coordenação de um líder consagrado que conta com o apoio de toda a equipe. Mas a qualidade espiritual deve ser encontrada em cada integrante (1 Tm 1-13).

O trabalho em equipe deve seguir critérios bem definidos. Um trabalho conjunto deve ter propósitos comuns, alvos mensuráveis em acordo com todos. Essas metas devem ser avaliadas periodicamente. Numa equipe, cada membro deve saber o que fazer e como fazer e fazer bem. Gosto de uma máxima que diz: “O dever que é de todos acaba não sendo de ninguém”. Isso quer dizer que numa equipe deve ter um líder definido, capaz, flexível e humilde, que administre eficientemente o grupo com seus afazeres, oferecendo treinamentos regulares, promova os relacionamentos e valorize a comunicação de forma excelente.

Por tudo isso, decido trabalhar em equipe, reconhecendo que sozinho nunca farei o que posso fazer em conjunto com outras pessoas que pensam, agem e avaliam comigo. A soma no trabalho evita mais trabalho e gera mais resultados.

Trabalhar em equipe reflete o propósito e a natureza de Deus para nós.

Deixe o seu comentário