Paginas

Lavando os pés uns dos outros na caminhada

“Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor” (Ef 4.2).

Nos dias de Jesus era comum que ao chegar em uma casa tivesse um servo para lavar os pés do hóspede tirando-lhe a poeira adquirida na viagem. Essa prática ainda existe em alguns lugares da zona rural. A diferença hoje é que o dono da casa oferece água para que o próprio viajante se lave.

Um pouco antes de sua última Páscoa com seus discípulos, Jesus deu uma das maiores demonstrações de humildade que os seus seguidores puderam presenciar. Ele estava chegando ao ápice de sua missão vitoriosa na terra, sabendo que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder e que voltava para o Pai de onde viera, ele faz algo que nenhum discípulo se dispôs a fazer. Levantou-se da mesa de jantar, tirou sua capa e colocou uma toalha na cintura para enxugar os pés dos discípulos que ele ia lavando.

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse que deviam lavar os pés uns dos outros. Ele deu o exemplo para o imitarmos em nossa vida cristã comunitária. Jesus usou uma bacia com água e uma toalha para nos mostrar que na caminhada cristã precisamos servir uns aos outros com humildade. Foi na última Páscoa com os discípulos que Jesus instituiu a Ceia, e ordenou que celebremos a mesma até que ele venha (1 Co 11.23-26). A Ceia trás à nossa memória o sacrifício perfeito de Jesus na cruz em nosso favor. Ele derramou seu sangue precioso para nos purificar de todo pecado. Sua ressurreição mostra que podemos confiar nele também para a vida eterna. Cristo veio para nos purificar.

Na caminhada da vida cristã todos nós sujamos os pés, muitas vezes até caminhando para o culto com outros irmãos. Isso significa dizer que cada um de nós tem necessidade em lavar os pés. O que acho interessante é que meus pés devem ser lavados pelos outros e os pés dos outros devem ser lavados por mim.

O lavar regenerador do Espírito Santo não evita que lavemos os pés que se sujam no decorrer da caminhada em direção ao céu.

Deixe o seu comentário