Paginas

Decido ser disponível

“Quanto lhe for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa. Não diga ao seu próximo: Volte amanhã, e eu lhe darei algo, se pode ajudá-lo hoje” (Pv 3.27-28).

Ser disponível é não está ocupado para o que é necessário, primordial e essencial na vida. Devo ser desimpedido de tudo que me impeça de viver os propósitos de Deus e ser útil ao meu próximo. Devo me concentrar nas melhores coisas deixando de lado aquelas que não são necessárias. Jesus falou isso para Marta, irmã de Maria e Lázaro. Ela censurou sua irmã Maria ao dar toda atenção para a visita de Jesus em sua casa, enquanto ela se preocupava e se inquietava com muitas coisas. Jesus lhe disse que apenas uma coisa é necessária e que Maria havia escolhido a boa parte, e esta não lhe seria tirada (Lc 10.38-42).

A chamada “tirania do urgente” tem escravizado muita gente nesses dias de tanta correria. Hoje se vive mais em função das coisas que das pessoas. Brigamos pelas coisas e subestimamos as pessoas. Jesus disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lc 12.15). Depois de dizer isso ele contou uma parábola sobre um homem rico que ao comemorar uma grande safra, morreu na miséria espiritual. Ele viveu para si mesmo sem nada dispor para Deus (Lc 12.16-21). Quem não se disponibiliza para Deus na terra, não faria isso no céu.

Quero ser disponível para o que precisarem de mim – tempo, energia, entendimento, bens. Quero que Deus me ajude a me dispor até os limites dos meus recursos para ajudar quem de mim precisar. Entendo ser bíblico proceder assim. Os irmãos primitivos “mantinham-se unidos e tinham tudo em comum” (At 2.44). Eram capazes de vender seus bens para repartir com os necessitados. A Bíblia diz que “da multidão dos que crerem, uma era a mente e um o coração. Ninguém considerava unicamente sua coisa alguma que possuísse, mas compartilhavam tudo o que tinham” (At 4.32). Ser disponível é uma marca do cristão.

A disponibilidade não costuma ser a primeira virtude percebida em nossa vida cristã.

Deixe o seu comentário