Paginas

Saúde conjugal

“Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma” (3 Jo 2).

Minha esposa e eu estamos lendo dois livros que estão nos deixando muito animados. Um deles é o “O Ato Conjugal Depois dos 40” de Tim e Beverly LaHay com Mike Yorkey. Quando casamos lemos “O Ato Conjugal” dos mesmos autores que muito nos ajudou. Agora estamos lendo este outro livro deles falando da vida sexual do casal da meia-idade em diante. Tem sido uma experiência muito boa. Como ficamos apenas os dois em casa, tomamos o café da manhã juntos e ainda na mesa lemos o livro em voz alta intercalando a leitura entre os dois. Além de estimular a prática sexual, é interessante as dicas de saúde e cuidados que devemos ter para uma vida saudável.

O outro livro que está mexendo profundamente com minha esposa e comigo é “A semente da vitória” de Nuno Cobra, um profissional admirado e respeitado no país e no mundo como professor de educação física. A leitura é fácil e agradável. Nuno cativa a atenção do leitor com suas dicas de alimentação, exercícios físicos, o cuidado mental, emocional e espiritual. Ele diz que “saúde é entusiasmo, é disposição, é alegria de viver”. Fala do sono como algo decisivo na manutenção e elevação do nível de saúde. Ele nos chama para a mudança de novos hábitos, fazendo-nos acordar para um novo estilo de vida com relação à qualidade de vida a partir de uma vida com saúde.

A leitura desses livros tem trazido saúde para nossa vida conjugal. Temos vivido dias maravilhosos. Já temos mudado muitas coisas com respeito a alimentação. Temos evitado comer com a televisão ligada, fazemos as refeições juntos, com calma, mastigamos melhor os alimentos, temos evitado gorduras, estamos comendo muitas verduras, legumes e cereais. Diminuímos a carne vermelha, e estamos começando um planejamento de exercícios físicos como não temos feito até aqui. Não podemos esquecer que nossa vida é um todo. Ninguém pode ter vida plena tentando viver apenas para determinadas áreas da vida. Corpo e alma devem estar sempre bem.

“Saúde é entusiasmo, é disposição, é alegria de viver” (Nuno Cobra).

Deixe o seu comentário