Paginas

Você tem amigos?

“Como estou triste por você, Jônatas, meu irmão! Como eu lhe queria bem! Sua amizade era, para mim, mais preciosa que o amor das mulheres!” (2 Sm 1.26).

Você já se encontrou lamentando por não ter amigos? Agostinho dizia que “sem amigos nada é agradável na vida”. Todos têm dificuldades para fazer amigos. As amizades são frágeis porque são baseadas em carências e não na capacidade de dar de si mesmo aos outros. Tentamos sugar dos outros, enquanto os outros nos sugam. Precisamos ser curados antes de desenvolvermos amizades saudáveis e consistentes. Se você observar e for sincero, admitirá que muitos dos seus amigos foram pessoas que tinham o que lhe oferecer e das quais você podia desfrutar. É verdade que os amigos doam-se mutuamente, mas isso não pode ser confundido com dependência. Antes de podermos nos relacionar com liberdade e maturidade com os amigos, precisamos ser curados de carências doentias.

Os amigos se relacionam com liberdade, respeito, cumplicidade, responsabilidade e carinho. O foco da amizade deve ser a própria pessoa. Ficar juntos e manter o relacionamento, é a recompensa mútua de uma amizade. Os amigos também se confrontam em amor, pois “melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto” (Pv 27.5). Uma verdadeira amizade é vivida com transparência e sinceridade.

A Bíblia nos mostra muitos exemplos de boas amizades. Jônatas e Davi ilustram muito bem o que significa uma amizade sadia e construtiva. Eles dão exemplo de confiança, amor fraterno, proteção, apoio, ajuda mútua, humildade, honra ao amigo e cuidado, inclusive com os familiares do amigo (1 Sm 18-20). Jesus é nosso exemplo maior. Ele tinha muitos amigos e os amou até o fim (Jo 13.1).

O que você acha do ditado: “Entre dois amigos, apenas um é amigo do outro”. Partindo do pressuposto que isso seja verdade, você seria esse amigo em seus relacionamentos? Você tem se responsabilizado por suas amizades, ou tem culpado os amigos pela qualidade de como se relacionam?

Amigo é aquele com quem você se desarma para ser apenas você mesmo.

Deixe o seu comentário