Paginas

Eu também quebrei a xícara

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia” (Pv 28.13).

Uma garotinha quebrou uma xícara antiga muito bonita de sua mãe. Apesar de muito triste, ela trouxe os pedaços para mostrar para a mãe que lhe deu sua palavra de perdão, e pediu que ela jogasse os pedaços no cesto de lixo. No dia seguinte a menina viu os pedaços no lixo e os trouxe novamente à sua mãe dizendo ter quebrado aquela xícara. A mãe pediu que ela deixasse os pedaços no cesto de lixo e lembrasse apenas do seu perdão.

A maioria das pessoas tem dificuldade em aceitar perdão. O erro parece repercutir mais que o perdão. Quem não sabe receber perdão, não sabe perdoar, e uma pessoa ferida sempre fere. Jesus disse: “Se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas” (Mt 6.14-15). Como o Senhor nos perdoou, devemos suportar uns aos outros e perdoar as queixas que tivermos contra os outros (Cl 3.13). O perdão faz bem para quem perdoa como para quem é perdoado (Sl 32.1-2).

Já quebrei várias xícaras e continuo quebrando. Mas como é bom ouvir o Senhor dizer: “Deixe os cacos no lixo e lembre-se apenas do meu perdão”. Ele tem compaixão de nós; pisa as nossas maldades e atira todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Mq 7.19). Alguém jocosamente disse que depois disso Deus coloca uma placa no local com os dizeres: “É proibido pescar aqui”.

Você tem quebrado muitas xícaras? Não precisamos focar em nossos cacos, mas levá-los ao Senhor Jesus. Ele espera o momento de ser bondoso e mostrar sua compaixão por nós. Precisamos abandonar nossas maldades e nos voltarmos para o Senhor, ele tem misericórdia de nós e dá de bom grado o seu perdão (Is 30.18; 55.7). Não devemos esconder os nossos erros, mas confessá-los e abandoná-los para encontrarmos misericórdia (Pv 28.13).

Arrependimento e confissão resultam em perdão, que deve nos levar ao abandono da transgressão.