Paginas

Avançar, não correr

“Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade” (Pv 4.25-27).

Achei interessante uma propaganda de carro na televisão, onde pessoas estavam sempre passando por um carro correndo a pé. Até que esse carro ocupado por um casal sorridente passa por eles. Então o comercial acaba tendo essas palavras na tela: “Avançar, não correr”. Aí pensei: Estou avançando ou apenas correndo sem saber para onde estou indo, ou mesmo sabendo para onde vou, tenho que fazer isso correndo? Preciso avançar sempre, mas isso não significa que devo viver correndo.

A “tirania do urgente” não é apenas uma expressão solta, ela existe mesmo e existe para a maioria das pessoas. Vivemos numa sociedade cada vez mais agitada. Ninguém consegue mais parar para refletir. Isso até soa como perca de tempo ou falta do que fazer. Mas é exatamente por aí que devemos começar a rever o nosso estilo de vida. Ativismo não é sinônimo de qualidade de vida. Não se pode confundir vida equilibrada, agendada com tempo para as prioridades, como ociosidade.

Lembro-me de um pastor que ao assumir um novo pastorado, perguntou para a igreja: “Vocês querem meus pés ou minha cabeça?” Felizmente a maioria preferiu sua cabeça. O pastor explicou para os irmãos que sua cabeça representava ter tempo para pensar, meditar, orar, ler e estudar a Bíblia para oferecer conteúdo de qualidade para o rebanho. Já os seus pés simbolizavam uma vida de atividades na igreja, mas sem o devido valor, por falta concentração e equilíbrio no uso do tempo. Os apóstolos deram o exemplo para a igreja primitiva quando permitiram que fossem escolhidas pessoas de bom testemunho entre eles para fazerem tarefas sociais na igreja. Mas quanto a eles, dedicariam suas vidas à oração e ao ministério da palavra (At 6.1-4).

Um de meus versículos preferidos na Bíblia diz: “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso” (Ec 10.10). O tempo do preparo vale mais que a pressa pela chegada.

O avanço nem sempre se mede pela velocidade, mas pela qualidade de como se avança.

Deixe o seu comentário