Paginas

Aprendendo a se relacionar (3)

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo” (Ef 4.32).

Uma boa maneira de aprender como se relacionar é observar o relacionamento de outros. Eu aprendo muito com o erro dos outros. Por não querer fazer exatamente como outros fazem, aprendo que devo fazer o contrário do que vi, ouvi ou li.

Quando se aproximou o tempo de Jesus ir para Jerusalém para ali sofrer e morrer na cruz em nosso favor, ele partiu resolutamente. Antes, ele enviou mensageiros à sua frente para lhe prepararem o caminho. Eles foram e procuraram hospedagem para Jesus num povoado samaritano. Mas o povo dali não quis acolher Jesus. Havia uma cisma histórica entre judeus e samaritanos. Diante disso, alguns discípulos reagiram com o desejo de destruição. Eles perguntaram se Jesus tinha o mesmo desejo deles: fazer cair fogo do céu para destruir aquele povoado. Jesus os repreendeu dizendo que não veio para destruir as vidas dos homens, mas para salvá-los. Por isso, aquela gente não sofreu nenhum dano (Lc 9.51-56). Jesus sabia lidar com a rejeição, mas os discípulos não tinham essa maturidade. Eles continuavam pensando: se alguém não nos apoiar, tem que virar churrasquinho de abutres. Eles não sabiam se relacionar.

Os discípulos gostavam de experiências sobrenaturais; na transfiguração de Jesus queriam estender o tempo do retiro no alto do monte (Lc 9.28-36). O problema era quando desciam do monte, não sabiam lidar com as pessoas. Eles não conseguiram expulsar o demônio de um menino (Lc 9.37-40), mas discutiam egoisticamente pelos seus interesses (Lc 9.46). Os discípulos de Jesus não sabiam se relacionar.

Como eles, precisamos aprender a nos relacionar com as diferenças e os problemas das pessoas. Precisamos viver de verdade uns com os outros. A Bíblia diz: “Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador” (Cl 3.9-10). Precisamos voltar ao propósito original de Deus.

Criados à imagem de Deus, devemos imitá-lo vivendo em amor (Gn 1.26; Ef 5.1-2).

Deixe o seu comentário