Paginas

Aprendendo a se relacionar (1)

“Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a Lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade” (Ef 2.14-16).

Leio a Bíblia há trinta anos. Mas pela primeira vez começo a perceber como nunca antes que a Bíblia é um livro de relacionamentos. Os relacionamentos são o maior valor da Bíblia. Ela é uma história de relacionamentos. A começar pelo próprio Deus que é um ser pessoal e vive em comunidade desde toda a eternidade entre as pessoas de Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo.

Criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), jamais estaríamos completos sem relacionamentos. Deus mesmo concluiu não ser bom que o homem estivesse só. Por isso fez para ele alguém que lhe correspondesse (Gn 2.18). Aquele relacionamento saudável entre o homem, a mulher e Deus, não durou muito tempo (Gn 3.1-13). O pecado que causa separação entre nós e Deus (Is 59.1-2), também provocou barreiras entre todos os seres humanos. A culpa, a desculpa e a acusação mútua têm criado muros entre todos nós. Desde então, temos tentado nos esconder de Deus, uns dos outros, e até de nós mesmos, como se isso fosse possível ou normal.

Na primeira conversa de Deus com Adão e Eva após o pecado, foi anunciado o evangelho. Para a serpente maligna Deus disse: “Uma vez que você fez isso, maldita é você entre todos os rebanhos domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre você rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida. Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gn 3.14-15). Todos foram condenados, mas apenas a serpente foi amaldiçoada.

A inimizade entre a serpente e os humanos fala de uma inimizade maior. Deus prometeu que o descendente da mulher (Cristo), esmagaria a cabeça da serpente (Satanás). Deus começava restaurar ali os relacionamentos. Quando Deus fez roupas de pele para vestir Adão e sua mulher (v. 21), vemos a ilustração de Jesus na cruz.

O pecado bloqueou nossos relacionamentos, mas Jesus veio derrubar o muro da inimizade.

Deixe o seu comentário