Paginas

Praticando a presença de Deus

“Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita” (Sl 16.11).

A doutrina bíblica da onipresença de Deus é claramente ensinada na Bíblia. A palavra “onipresença” vem de dois vocábulos latinos, “ommis” que significa “tudo”, e “praesum” – “estar próximo ou presente em tudo”. Deus é imanente em sua criação, ninguém pode esconder-se de sua presença. Ele está a um só tempo perto e longe (Jr 23.23-24), tudo e todos dependem dele para sobreviver (Sl 104).

Gosto da expressão: “Deus é o nosso ambiente”. Ele é para nós como o mar é para os peixes e o ar para os pássaros. Ele envolve tudo, tudo está envolvido nele, mas ele é permanentemente independente de tudo. Ele é transcendente, enche tudo e nada foge de sua presença (Sl 139.7-12), mas é ao mesmo tempo imanente, ele está aqui e agora (Is 59.15). Tudo e todos dependem dele, mas ele é livre de tudo e de todos.

Saber que Deus está sempre perto de nós, ainda mais perto que os nossos próprios pensamentos, proporciona um estado de profunda felicidade. Mas a consciência da presença de Deus não nos livra da dor, do sofrimento e da tristeza. Vale dizer que devemos desenvolver uma reverência santa por esta permanente presença (Hb 4.13).

A percepção da presença de Deus é algo muito pessoal e depende sobretudo da revelação de Deus a nós. Jesus disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado. Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho a não ser o Pai, e ninguém conhece o Pai a não ser o Filho e aqueles a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11.25-27).

Quando aprendemos a praticar a presença de Deus, nunca mais nos sentimos sozinhos (Jo 16.32). Vivenciar a presença de Deus é conhecer caminhos nunca antes conhecidos, alegria plena, eterno prazer (Sl 16.11). Nunca sabemos o que Deus pode fazer a qualquer momento, por isso devemos ficar atentos (Jo 3.8).

Praticar a presença de Deus muda para melhor todo o nosso estilo de vida.

Deixe o seu comentário