Paginas

Milagres

Que são milagres? Será que podem acontecer hoje? Esse tema está intimamente ligado com a doutrina da providência divina. Deus controla continuamente todos os aspectos da criação, e o milagre, conquanto seja um gênero menos comum da atividade divina, ele serve para despertar a admiração e o espanto das pessoas, pois nele Deus dá testemunho de si mesmo.

A. OS MILAGRES MARCAM A NOVA ALIANÇA

Nicodemos reconheceu que Deus estava com Jesus pelos milagres (Jo 3.2). Jesus mostrou sua glória aos discípulos pelo milagre da água transformada em vinho (Jo 2.11). Jesus foi aprovado por Deus por meio de milagres (At 2.22).

Na igreja primitiva aconteceram muitos milagres (At 2.43; 4.30; 8.6-8; 9.42; 1 Co 12.10, 28; Gl 3.5). Isso tudo mostra que a ocorrência de milagres é uma característica da Igreja do Novo Testamento e pode servir como sinal da ação do Espírito Santo que começou no Pentecoste e pode perdurar ao longo da história da igreja.

B. OS PROPÓSITOS DOS MILAGRES

Um dos propósitos dos milagres é certamente autenticar a mensagem do evangelho (Jo 3.2; Hb 2.4) no início da igreja e podemos esperar que continuem acontecendo em nossos dias.

Um segundo propósito dos milagres é dar testemunho da vinda do Reino de Deus (Mt 4.23; 9.35; 10.7-8; 12.28; Lc 4.18; 9.1-2; At 8.6-7, 13).

Um terceiro propósitos dos milagres é ajudar os necessitados (Mt 14.14; 20.30, 34; Lc 7.13). Os milagres mostram a compaixão de Cristo pelos necessitados.

Um quarto propósito dos milagres é remover obstáculos para as pessoas (Mt 8.15; Fp 2.25-30). Os dons miraculosos devem edificar as pessoas (1 Co 12.7; 14.4, 12, 26).

Os milagres certamente devem nos levar a dar glória a Deus (Mt 9.8; Jo 9.3).

C. ESTAVAM OS MILAGRES RESTRITOS AOS APÓSTOLOS?

Certamente que uma admirável concentração de milagres caracterizava os apóstolos como representantes especiais de Cristo (At 5.12-16; 19.11-12). Mas os milagres não se limitavam a eles (Gl 3.5), ainda que alguns defendam que os milagres cessaram com os apóstolos (2 Co 12.12).

É importante considerar que os milagres no contexto do Novo Testamento, não foram realizados apenas pelos apóstolos (Mc 16.17-18; At 6.8; 8.6-7; 1 Co 12.10, 28; Gl 3.5). A glória de Deus e o poder do Espírito Santo são para todos os crentes que podem também ser cheios do Espírito Santo (2 Co 3.1-4.18; Ef 5.18).

D. DEVEM OS CRISTÃOS BUSCAR MILAGRES HOJE?

Não podemos negar que existem falsos milagres, como aconteceram nos tempos do Antigo Testamento, nos tempos do Novo Testamento e acontecem também hoje. Mas isso não invalida em nada a realidades dos milagres.

É errado buscar milagres para ter fama (At 8.21-22), para se divertir (Lc 23.8), ou para fazer críticas (Mt 14.1-4). Mas se o propósito for autenticar a mensagem do evangelho, testemunhar do Reino de Deus, ajudar os necessitados, libertar as pessoas para servirem a Deus, e dar glória a Deus, certamente que é correto pedir que Deus faça milagres hoje (At 4.29-30).

2 Comentários

Denilson disse...

Olá Antonio
Não compreendi bem sua afirmação quando diz: "conquanto seja um gênero menos comum da atividade divina"
Acredito que uma das facetas de Deus é ser um "Deus de Milagres". Desde a criação, trazendo Deus forma a existência, passando pelo livramento de seu povo do egito, na vida dos patriarcas, na vitória fantástica de Gideão sobre os midianitas, sem dúvida, Deus sempre se mostrou um Deus de Milagres.
No novo testamento o Deus Conosco continua agindo por meio de milagres.
Creio ser esta uma característica pujante de Deus, ser um Deus de Milagres.

Antonio Francisco. disse...

Olá Denilson,

Obrigado pelos seus comentários inteligentes.

Dizer que o milagre faz parte de um gênero menos comum da atividade divina, significa dizer que Deus não faz milagre a torto e a direito na forma que concebemos o milagre. O milagre é algo extraordinário e impossível a nós, como a cura de um cego, uma câncer terminal e tantas outras coisas. Na verdade a vida é um milagre, e tudo na criação é uma forma de milagre. Mas, no sentido mais específico que temos de milagre, Deus não o faz sempre. No próprio estudo falo que Jesus se negou a fazer milagres por várias razões.

Um abraço. Você é milagre.

Antonio Francisco