Paginas

A igreja de portas fechadas

Portas fechadas não se referem apenas às portas propriamente ditas, mas também a bloqueios que nos impedem de viver como Deus quer. Ao longo da história, a igreja tem fechado suas portas para Deus e para o mundo. Em algumas ocasiões Deus mesmo tem preferido que as portas sejam fechadas a continuarem abertas com aparências de uma vida que não correspondem aos fatos.

1. A igreja de portas fechadas tem sua identidade manchada. O profeta Isaías dirigiu-se aos líderes de Judá chamando-os de governantes de Sodoma e chamou o povo de Gomorra (Is 1.10). Por fechar as portas para Deus, o povo do Senhor é comparado a duas cidades ímpias e depravadas que foram destruídas com fogo da parte de Deus.

2. A igreja de portas fechadas tem seu culto rejeitado. Os muitos sacrifícios oferecidos pelo povo de Israel não davam nenhum prazer a Deus (Is 1.11). Às vezes se tenta compensar a vida de pecados com o aumento de sacrifícios. Deus não cai nessa. Na verdade o povo nem deveria vir ao templo, pois as ofertas que traziam, as festas que faziam, e as orações que ofereciam, eram inúteis e repugnantes para Deus, por causa do pecado (Is 1.12-15). As músicas e o toque dos instrumentos não passam de barulho numa igreja em pecado (Am 5.23).

3. A igreja de portas fechadas despreza a Deus. No tempo do profeta Malaquias o povo desprezava a Deus sem nenhum remorso. Levavam comida impura para o altar, animais cegos, aleijados, doentes e roubados para os sacrifícios. Deus disse que seria melhor que fechassem as portas do templo, pois aquilo só lhes trazia maldições (Ml 1.6-14). Eles também desprezaram o valor do casamento (Ml 2.10-16), e roubavam a Deus nos dízimos e nas ofertas (Ml 3.6-12). Quando a igreja coloca Deus em segundo plano, está vivendo de portas fechadas.

4. A igreja de portas fechadas é medrosa. Quando Jesus ressuscitou e foi ao encontro dos discípulos, os encontrou reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus (Jo 20.19). Uma semana depois Jesus voltou a aparecer a eles e novamente os encontrou com as portas trancadas (Jo 20.26). A igreja de portas fechadas não quer enfrentar as adversidades e levar ao mundo o evangelho de Jesus (At 16.15).

5. A igreja de portas fechadas é acomodada. Pouco antes de voltar para o céu Jesus falou para os discípulos que eles receberiam poder ao descer sobre eles o Espírito Santo e que seriam suas testemunhas a partir de Jerusalém até os confins da terra (At 1.8). Quando veio o Espírito Santo no dia de Pentecoste, eles não saíram de imediato para cumprirem a missão recebida de Jesus, mas continuaram em Jerusalém. Parecia ser um ninho bem aconchegando. Você já pensou pertencer a uma igreja tendo Pedro, Tiago, João e os outros apóstolos como líderes!? Mas Deus não queria que a igreja se acomodasse em Jerusalém. Por isso veio uma grande perseguição contra a igreja em Jerusalém e os obrigou a se espalharem por toda as regiões vizinhas (At 8.1). Quando a igreja se acomoda Deus sabe quebrar o ninho para que ela voe para além do comodismo.

6. A igreja de portas fechadas pode abrir as portas. No tempo do profeta Isaías Deus chamou o povo para se lavar, se limpar, e remover para longe dele todo o mal. Que aprendessem a fazer o bem, fossem justos e misericordiosos. Deus prometeu perdão, plena cura e prosperidade se eles se arrependessem e não se mantivessem rebeldes (Is 1.16-20).

Conclusão. Jesus é o primeiro interessado em que a igreja abra as portas para ele mesmo, pois muitas vezes a igreja deixa Jesus do lado de fora e por isso não experimenta o banquete que ele quer lhe oferecer (Ap 3.20).

Deixe o seu comentário