Paginas

O Cérebro - o gigante admirável

Nossas memórias estão guardadas em algum lugar do nosso cérebro. Mesmo com o avanço das pesquisas científicas, o cérebro continua como a parte mais inexplicável de nossa constituição humana. Não existe substituto para o cérebro. Podemos continuar vivos com coração e pulmões artificiais, mas não com cérebro artificial. A morte legal acontece quando cessa a atividade cerebral.

O cérebro pesa cerca de 1.360 gramas, formado de uma substância estranha fechada num lugar escuro e quente – uma massa rosa acinzentada, úmida e elástica ao toque, colocado como uma flor no alto de uma haste esbelta – a medula espinhal – ele está ligado pelos mais finos filamentos a todo e qualquer ponto de nosso corpo, desde as raízes de nosso cabelo e dentes até a ponta de nossos dedos e artelhos. O cérebro é o centro da rede de comunicações mais complexa de toda a criação. As estatísticas preparadas por cientistas médicos nos espantam. Existem aproximadamente 13 bilhões de células nervosas no interior do cérebro propriamente dito. A maioria dessas células faz contato ou está ligada a outras 5.000 dessas junções ou sinapses. O termo astronômico não é suficientemente grande para descrever isto, pois o número de conexões internas do cérebro excede de muito o de estrelas em todas as galáxias! Mas isso é apenas o começo.

Os informantes do cérebro são nossos órgãos sensoriais, postados como sentinelas em pontos estratégicos por todo o corpo. A pele, por exemplo, possui 4 milhões de estruturas sensíveis à dor, 500.000 que detectam o toque ou pressão e outras 200.000 que controlam a temperatura. Acrescente a estes os grandes – ouvidos, olhos, nariz e língua – e começará a ter uma idéia do conjunto. A melhor maneira de visualizar a rede do cérebro é pensar em milhares de chaves telefônicas (quadros de ligação), cada uma grande o bastante para servir uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro. Cada circuito opera em sua capacidade máxima, recebendo chamadas e dirigindo-as para o circuito adequado numa fração de segundo. Esta é apenas uma ligeira idéia do que tem lugar em seu cérebro ao realizar a mais simples das tarefas diárias, tal como lembrar o endereço de um amigo.

Estamos falando um pouquinho do cérebro e já percebemos que ele é um mistério. O que podemos pensar da mente (memória) que está muito acima de toda essa engrenagem? Não é sem razão que a Bíblia diz que o homem foi criado um pouco menor do que Deus (Sl 8.5-9 – ERA).

Para ler mais sobre a beleza do corpo humano dentro de uma perspectiva devocional e terapêutica, recomendo a leitura de dois livros excelentes:

1. A Cura das memórias. Autor: David Seamands – Editora Mundo Cristão.
2. As maravilhas do corpo. Autores: Dr. Paul Brand e Philip Yancey – Edições Vida Nova.

Deixe o seu comentário