Paginas

O problema da bebedice

“Que tal um drink?”. Nessa época do ano com as festas natalinas e réveillon, muitas pessoas facilmente se deixam levar pela bebida. Devemos ter muito cuidado com as bebidas alcoólicas, mas nesse período a atenção deve ser dobrada. Veja o que diz a Organização Mundial de Saúde: “O álcool é veneno para o sistema nervoso. Por ser solúvel na água e na gordura, ele invade as células nervosas.

A pessoa pode tornar-se alcoólatra sem jamais mostrar sintomas de bebedice”. O alcoolismo começa com pequenos aperitivos sociais, depois apanha o hábito e finalmente se vicia. Todas as bebidas alcoólicas – vinho, cerveja, uísque e outras bebidas – contêm álcool etílico, uma droga viciante. A única segurança contra o alcoolismo, é a abstinência total. Veja o que a Bíblia diz sobre as bebidas:

“O vinho é zombador e a bebida fermentada provoca brigas; não é sábio deixar-se dominar por eles” (Pv 20.1).

“Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos. De quem são os ais? De quem as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que se demoram bebendo vinho, dos que andam à procura de bebida misturada” (Pv 23.20-21, 29-30).

“Pobre da terra cujo rei é jovem demais e cujos líderes fazem banquetes logo de manhã. Feliz é a terra cujo rei é de origem nobre, e cujos líderes comem no devido tempo para recuperar as forças, e não para embriagar-se” (Ec 10.16-17).

“Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho até a noite! Ai dos que são campeões em beber vinho e mestres em misturar bebidas” (Is 5.11, 22).

“Tenham cuidado, para não sobrecarregar o coração de vocês de libertinagem, bebedeira e ansiedades da vida, e aquele dia venha sobre vocês inesperadamente” (Lc 21.34).

“Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não em desavença e inveja” (Rm 13.13).

“Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Ef 5.18).

Veja também:

Porque o cristão não precisa das bebidas alcoólicas
O uso do vinho na Escritura
Embriaguez

Deixe o seu comentário