Paginas

A História pode ser mudada

Jeremy Taylor, Capelão do Rei Charles I, 1613-1667 d.C.

Por CINQÜENTA MIL

“… 50.000 soldados experientes, preparados para guerrear com qualquer tipo de arma, totalmente decididos a ajudar…” (1 Cr 12.33). Mas suponhamos que 50.000 não possam ser achados – o que acontece então? A história pode ser mudada.

Por SETE MIL

“… fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram” (1 Rs 19.18). Certamente Deus tem 7.000 desta mesma qualidade, como nos dias de Elias! Mas, se não, ainda assim a história pode ser mudada.

Por TREZENTOS

Se, entre os milhares que oram (Jz 7.6-7), houver um pequeno grupo como o de Gideão, de verdadeiros intercessores. Mas, se 300 não puderem ser achados, a história ainda pode ser mudada.

Por CENTO E VINTE…

que estivessem dispostos a pagar o preço de esperar em Deus, “reunidos num só lugar” (At 2.1), até que todos ficassem cheios do Espírito Santo, e tremesse o lugar onde estavam reunidos (At 4.31). Mas, nestes dias de tão pouca oração, talvez não haja nem sequer 120 deste quilate. Ainda assim, graças a Deus, a história pode ser mudada.

Por CINQÜENTA

“Se pudessem ser achados cinqüenta homens em nossa geração,” disse Robert E. Speer, “que a partir do momento que entrassem no santo lugar de comunhão com Deus, fossem tomados de paixão pela oração, a história da Igreja seria transformada”. Mas onde estão os cinqüenta, por amor dos quais Deus pouparia todos (Gn 18.26)? Ainda, se 50 não puderem ser achados, a história pode ser mudada.

Por DEZ

“Se, pois,” declarou Dwight L. Moody, “dez homens se entregarem completamente à vontade de Deus, poderão mudar o mundo”. Deus disse a Abraão (Gn 18.32): “Por amor aos dez não a destruirei”. Mas, ainda, se não houver 10 completamente entregues à vontade de Deus, mesmo assim a história pode ser mudada.

Por DOIS

“… se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso lhes será feito por meu Pai que está nos céus” (Mt 18.19). Existem, porventura, na terra DOIS que assim concordam – com Cristo e em Cristo – orando no Espírito por um reavivamento na Igreja? Feliz o homem ou a mulher que é um destes! Se, porém, você for um dos milhares que têm de se entregar à oração sozinhos, lembre-se da promessa gloriosa feita àquele que, em secreto, busca a Deus: “Seu Pai, que vê em secreto, o recompensará” (Mt 6.6). Lembre-se também, de Jacó em Peniel, de Moisés em Midiã, de Daniel na Caldéia, de Neemias em Susã, de Paulo na Arábia, de João em Patmos, do nosso bendito Senhor no Getsêmani! Como tem ocorrido tantas vezes no passado, a história pode ser mudada.

ATÉ MESMO POR UM SÓ!

Alguém já disse, e estas palavras estão em plena harmonia com todos os ensinos do nosso Senhor Jesus sobre a oração, que, se surgisse um só homem que realmente cresse, a história do mundo poderia ser mudada. “Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum” (Ez 22.30). Que Deus, na sua infinita misericórdia e compaixão por este mundo perdido, levante este homem.

“As orações dos homens salvaram cidades e reinos da ruína. A oração tem ressuscitado os mortos, feito cessar a violência do fogo, fechado a boca das feras, alterado o curso da natureza, causado chuva no Egito e a ausência dela no mar. A oração fez o sol voltar no seu curso, e a lua parar, e rochas e montanhas se moverem. Ela cura enfermidades sem o uso de remédios; faz os remédios realizarem a obra da natureza; a natureza, a da graça; e a graça, a obra de Deus… Nada mais há para ser dito sobre esta questão, a não ser: que devemos colocá-la em prática”.

Extraído da Revista Mensagem da Cruz (julho-setembro 1983 – Nº 61).

Deixe o seu comentário