Paginas

Salmo 23

O Salmo 23 é o mais conhecido e talvez o mais querido salmo da Bíblia. Ele diz que o SENHOR é o meu pastor e que de nada terei falta. Ele fala de pastagens verdes, águas tranqüilas, vigor, veredas justas, coragem, a companhia permanente do Senhor, proteção, banquete, honra, unção, transbordamento, bondade, fidelidade e satisfação em ficar na casa do Senhor.

Tudo isso é verdade e maravilhoso. Mas por que não considerar também que o salmo fala de necessidades, cansaço, ansiedade, insegurança, tribulações, perigos de morte, disciplina, correção e inimigos!?

Para apreciar a parte agradável do salmo, não podemos ignorar as dificuldades implícitas nas entrelinhas. Sei o quanto o SENHOR é bom e supre as nossas necessidades, mas, enquanto escrevo, estou passando por um vale difícil de atravessar. É desgastante, dói, incomoda, inquieta, me deixa tenso às vezes, mas quero continuar na casa do Senhor. Só saberei apreciar a beleza e o clima agradável do monte, depois de ter passado pelo vale. É bom perceber no salmo que eu passo pelo vale, não vivo nele. Lembro-me das palavras finais do profeta Habacuque: “O SENHOR, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos” (Hc 3.19).

Deixe o seu comentário