Paginas

O Líder deve ser Hospitaleiro

O líder deve ser hospitaleiro (1Tm 3.2). Ele tem o dever de manter sua casa aberta para pregadores viajando à igreja, e também para as necessidades ordinárias de todos os membros da congregação; o amor hospitaleiro deve se estender aos que não são da igreja.

Hospitalidade aos estranhos era uma prática comum na vida da igreja primitiva. Hospedagem decente naqueles dias era uma raridade e um perigo. Os líderes da igreja local tinham a responsabilidade de assegurar que os viajantes tivessem um lugar para se hospedar (Tt 1.8).

O líder não deve ficar isolado das pessoas. O ministério é algo ligado a tocar as vidas das pessoas. Isso sempre foi necessário, especialmente naqueles dias em que as hospedarias não eram recomendadas (Rm 12.13; 1Tm 3:2; Hb 13.2; 1Pe 4.9; 3Jo 5). Cristãos viajando de um lugar para outro eram recebidos e encaminhados em suas jornadas pelos seus irmãos. Abraão e Ló são exemplos notáveis desta virtude. A grega para hospitaleiro significa “amor aos estranhos”. Em relação a outros crentes os cristãos devem ser “hospitaleiros”. Grupos cristãos em viagem (3 Jo 5-8) dependiam da bondade de cristãos locais ao atravessarem as comunidades enquanto propagavam o evangelho.

O líder deve ser o primeiro a abrir a casa para uso do Reino de Deus. Isso pode significar torná-la uma hospedaria, um restaurante, um abrigo, uma base de operações, uma referência para o avanço do Evangelho. E como disse MacDonald, “a casa dele está aberta para os salvos e os não-salvos”. Claramente a casa não é dele, mas do Senhor.

Deixe o seu comentário