Paginas

Lidando com as tentações

Como seria a vida sem as tentações? Poucos se sentem tentados, e poucos dizem não à tentação. Poucos se incomodam com ela, menos ainda em caírem em tentação. O que alguns ainda temem são as conseqüências que as tentações cedidas trazem.

Mas, tentação não é coisa estranha ao cristão. A tentação é uma indução ao pecado. Quando tentada, a pessoa está de um lado e é seduzida a ir para o outro lado. Nunca é demais dizer que a tentação em si não é pecado. É por isso que está escrito que Jesus foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado (Hb 4.15).

Logo depois de ser batizado (Mt 3.13-17), Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1). Você já imaginou isso na cabeça dos crentes atuais, Deus dirigindo seu Filho amado para ser tentado? Deus não tenta a ninguém (Tg 1.13), mas ele colocou seu Filho numa condição de ser provado no início de seu ministério público. Isso parece totalmente estranho para as igrejas atuais.

O diabo faz uso de nossas necessidades para lançar suas tentações. Ele se aproxima lançando dúvidas, questionando e apresentando sua pílula dourada e venenosa. Foi assim que ele fez com Eva no jardim do Éden: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”. Assim ele fez com Jesus. Ele questionou a identidade de Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4.3). É como se ele dissesse: “Se você é o Filho amado de seu Pai celestial, por que está passando fome? Mostre seu poder e faça o milagre que vai resolver seu problema. Jesus não caiu na tentação. Ele não tinha nenhum problema com sua identidade como a maioria dos que vivem nas igrejas parecem ter.

O diabo também tentou Jesus a se exibir para as multidões, pulando do pináculo do templo (Mt 4.5-7). Jesus não tentou a Deus com tal proposta maligna. Jesus não veio para ser uma espécie de Super-Homem, voando. Ele veio para habitar, andar entre nós, cheio de graça e de verdade (Jo 1.14). A tentação hoje é se exibir, aparecer, mostrar poder. Essa tentação tem merecida a simpatia de muitos.

O diabo ainda ofereceu poder, pompa, e estabilidade para Jesus (Mt 4.8-9). Ele mais uma vez recusou e venceu todas as tentações citando devidamente as Escrituras Sagradas. Fico animado com isso. Posso com a graça de Deus fazer o que Jesus fez para vencer as tentações do diabo. Jesus era capaz de fazer tudo que o diabo propôs. Quem transformou água em vinho poderia transformar pedras em pães; quem andou sobre as águas poderia pular do pináculo do templo sem se ferir; quem criou tudo o que existe não precisava receber nenhuma transferência terrena do diabo.

A Bíblia diz: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Co 10.13). Isso quer dizer que não precisamos ceder a nenhuma tentação. E mais: podemos vencer todas as tentações, pois Deus providencia o livramento para todas elas.

As tentações se alimentam de nossas necessidades e vulnerabilidades. Na verdade, “cada um é tentado pela sua própria cobiça” (Tg 1.14). O que devemos fazer é nos render completamente ao Senhor Jesus Cristo, olhar firmemente para ele que é o Autor e Consumador da fé (Hb 12.2). Nada de ficar focado na tentação, obcecado naquilo que nos tenta ao mal. Vigiar, orar e andar conforma a Palavra de Deus deve ser nosso ideal diariamente.
_______
< Voltar

Deixe o seu comentário