Paginas

Vencendo a preocupação

A preocupação atinge a todos. Temos a tendência de esperar o pior. Somos tentados a alimentar pensamentos negativos sobre nossa vida, nossa família, nosso trabalho e a igreja. Refiro-me a igreja como o que cremos.

A preocupação é uma tolice, porque nos ocupamos com algo que ainda não aconteceu e talvez jamais aconteça. É uma perda de tempo que nos destrói.

Você pode imaginar Jesus ansioso? Ele falou contra a preocupação, mostrando exatamente sua futilidade. Não devemos ficar ansiosos, antes, devemos orar, tendo como resultado disso a paz abundante de Deus. A Bíblia diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4.6-9). Vamos considerar esse texto, fazendo algumas aplicações:

Deus é contra a preocupação. O texto diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma”. Não devemos nos preocupar com nada, porque ela é inútil. A preocupação não tem poder de mudar o que nos preocupa, pelo contrário, ela tem o poder de aumentar o problema. Jesus disse para não nos preocuparmos com as coisas comuns da vida (Mt 6.25).

A oração vence a preocupação. Devemos trocar a preocupação pela oração. Tudo deve ser levado a Deus em oração com gratidão. Saber que Deus conhece e cuida do que me preocupa, me consola, tranqüiliza e me livra da preocupação.

Deus dá paz para quem confia nele. A paz de Deus que vai além de todo entendimento, guardará nossas mentes e emoções na pessoa do Senhor Jesus. Ele é o Príncipe da paz que nos livra do príncipe das trevas que só atormenta.

A preocupação é vencida quando mudamos o modo de pensar. A batalha do dia a dia acontece em nossas mentes. Pensamentos negativos provocam muitos males, entre eles está a preocupação. Pensar como Deus pensa nos dá vitória.

Praticar o que sabemos vence a preocupação. Nosso grande problema não é a ignorância, mas a falta de obediência. Quando Paulo escreveu aos coríntios dizendo: “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co 12.1). Ele não falava da falta de conhecimento, pois aquela igreja praticava os dons, ele falava da prática errada que eles tinham dos dons espirituais. Assim também é com o que nos preocupa. Precisamos praticar as verdades conhecidas e imitar aqueles que assim procedem. Foi que Paulo disse em Filipenses 4.9.

Rejeite toda preocupação em sua vida, ore, mude seu modo de pensar e obedeça as verdades bíblicas que você já conhece, e algo novo começará em sua vida. Isso vale também com relação a igreja. Pense positivo e espere dias melhores para sua igreja, ore por ela e faça tudo que está ao seu alcance para que sua igreja seja forte no Senhor e brilhe com a luz de Jesus para este mundo em trevas.
_______
< Voltar

Deixe o seu comentário