Paginas

Jesus e a Igreja em Células

Ultimamente tenho incluído em meus seminários uma nova sessão com o título “mitos e verdades da igreja em células”. Um desses mitos é:

Mito: Se eu escolher [o modelo de] igreja em células, minha igreja irá crescer.

Verdade: Somente Jesus pode fazer a igreja crescer.

Jesus, não a estrutura, é a única esperança de vida e crescimento. Deus me mostrou isso claramente enquanto caminhava à beira da praia antes de minha apresentação há um mês em Myrtle Beach. Imaginei a igreja em células como uma linda pipa fincada na areia. Era muito bem feita e agradável aos olhos, mas ela apenas ficava ali, sobre a areia. E realmente não poderia sair dali sem que o vento a fizesse subir e voar a grande altitude.

A estrutura da igreja em células se parece muito com aquela pipa. É uma estrutura maravilhosa. Livros a respeito foram escritos. As maiores igrejas do mundo a utilizam. Mas ela simplesmente permanecerá ali, imóvel, se o Espírito de Deus não lhe der vida com o seu sopro.

Karen Hurston, que serviu na Igreja do Evangelho Pleno Yoido, sabiamente costumava dizer: “As células são apenas canais do Espírito de Deus. De si e em si mesmas, elas não têm nenhum poder”. Na verdade, muitas vezes cometemos o grave erro de focalizar demais a estrutura de células e perdemos de vista o sopro do Espírito, na pessoa de Jesus Cristo. Em meus seminários, cito a frase já muito repetida: “Deus usará a estrutura de células, mas ele não será usado por ela”.

Uma característica que observo nas grandes igrejas em células é que o seu foco está mais no sopro do Espírito de Deus que na estrutura em si. Realmente, a maioria das grandes equipes de liderança nas igrejas em células ao redor do mundo não está muito preocupada com estruturas de supervisão precisas para suas células. Essas equipes preferem fazer constantes adaptações conforme a condução do Espírito. Elas não se prendem a modelos de células porque sabem que o verdadeiro crescimento vem de Jesus.

Quando apresento seminários sobre células ao redor do mundo, minha esposa constantemente me lembra de dizer às pessoas que o compromisso de orar é a base para todo ministério em células bem-sucedido. Foi o que descobri na pesquisa que fiz a respeito de igrejas em células de todo o mundo. No entanto, tenho a frequente tendência de pender para a técnica e estrutura. Minha esposa sabe disso, por isso constantemente me lembra de dizer às pessoas que Jesus é a fonte-chave, quando oramos a ele.

Deixe o seu comentário