Paginas

Diamante nas mãos de Deus

Parece inacreditável que aqueles que são chamados de povo de Deus, se endureçam contra ele de tal maneira que seus corações sejam comparados com o diamante. É interessante essa comparação, porque o diamante é o mais resistente material de ocorrência natural que se tenha conhecimento. Ao mesmo tempo em que é frágil e brilhante. Isso me faz pensar também na essência de nossa natureza. O pecado nos torna duros, rebeldes e obstinados, mas por trás disso, somos frágeis, carentes e maleáveis: "pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Rm 3.23). Quando em comunhão com Deus expressamos um brilho inconfundível: "E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2Co 3.18).

"Um diamante é um pedaço de carvão que se saiu bem sob pressão. A maior caracterísitca do líder é a capacidade de suportar pressão". Aprenda a resistir e você verá grandes coisas da parte do Senhor acontecerem em sua vida e ministério. Liderar requer firmeza e ternura, dureza e doçura. Isso não é fácil de praticar. Deus capacita os que ele chama. Posso testemunhar isso depois de três décadas liderando. Sei que o líder deve amar aqueles que ele lidera e que a agradabilidade é uma necessidade para quem fala em público. Mas sei também que o líder precisa ser autêntico, convicto e determinado, pois em geral, o povo tende a ser obstinado e ao mesmo tempo cheio de melindres. Liderando o povo de Israel, Moisés orientou seus auxiliares dizendo: "Não sereis parciais no juízo, ouvireis tanto o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for demasiadamente difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei" (Dt 1.17). Líderes dessa estirpe não é comum em nossos dias.

Ser diamante nas mãos de Deus não fala apenas da importância que temos para ele, mas também da necessidade de ser duro algumas vezes. Foi isso que o Senhor falou para o profeta Ezequiel: "Filho do homem, vai, entra na casa de Israel e dize-lhe as minhas palavras. Porque tu não és enviado a um povo de estranho falar nem de língua difícil, mas à casa de Israel; nem a muitos povos de estranho falar e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu aos tais te enviasse, certamente, te dariam ouvidos. Mas a casa de Israel não te dará ouvidos, porque não me quer dar ouvidos a mim; pois toda a casa de Israel é de fronte obstinada e dura de coração. Eis que fiz duro o teu rosto contra o rosto deles e dura a tua fronte, contra a sua fronte. Fiz a tua fronte como o diamante, mais dura do que a pederneira; não os temas, pois, nem te assustes com o seu rosto, porque são casa rebelde" (Ez 3.4-9).

O Deus que manda ser duro como um diamante é cheio de misericórdia, mas ante a desobediência o povo deve ser chamado de volta para Deus com firmeza. Caso contrário, pode pensar que rebeldia é uma expressão de consagração. Acredito que nenhum líder quer ser antipático e indesejável, mas não entendo como alguém quer liderar segundo a vontade de Deus e ao mesmo tempo quer ser populista. A fórmula do fracasso para um líder, é querer agradar a todos. Nessa canoa furada eu não entro.

Deixe o seu comentário