Paginas

Nossa Declaração de Propósitos

“Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3.13-14).

“Trazer pessoas para Jesus através de células que se multiplicam a cada ano, edificar uma igreja de vencedores onde cada membro é um ministro e cada casa uma extensão da igreja”.

Nesta oportunidade, quero comentar nossa recém-criada declaração de propósitos, aprovada na última assembléia ordinária da igreja, em dezembro de 2008. Ela está em um banner em nosso templo para ser lembrada e memorizada. É importante ressaltar que a declaração de propósitos resume nossa visão e meta ministerial. Ela sintetiza o que queremos, o que não queremos, e onde envidarmos esforços. Objetivamente, a declaração de propósitos é a razão da existência de uma igreja.

“Trazer pessoas para Jesus...”. Note que nossa declaração é feita em termos de resultados, e não de atividades. Ela não diz que evangelizamos, mas, que trazemos pessoas para Jesus. Fica fácil avaliar ao observarmos se as pessoas estão ou não sendo trazidas, se a membresia está sendo alterada numericamente. A menos que as pessoas estejam sendo trazidas e sejam vistas convertidas entre nós, não estamos cumprindo a declaração de propósitos, mesmo que evangelizemos.

“...através de células...”. As células são a base de crescimento da igreja. Tudo na igreja deve acontecer a partir das células. As portas de entrada da igreja são as células. É através das células que alcançamos pessoas para Jesus. Devemos conquistar três vitórias: ganhar as pessoas para nós através da amizade, ganhá-las para a célula e finalmente ganhá-las para Jesus.

“...que se multiplicam a cada ano...”. O líder e cada membro da célula devem sonhar em multiplicar sua célula a cada ano. Se cada um ganhar um para Cristo em um ano, a célula se multiplica. É um alvo mensurável e motivador. Seguindo esse processo viável, em dez anos poderemos ter milhares de membros a partir de uma célula. A multiplicação anual possibilita um crescimento explosivo na igreja.

“...edificar uma igreja de vencedores...”. Uma vez convertida a Jesus, a pessoa será discipulada e acompanhada em seu crescimento cristão. Isso lhe torna saudável e maduro. O discipulado na célula desenvolve a vida de cada crente e lhe torna capaz de vencer as tentações e superar os embates da vida, fazendo com que cada membro da igreja seja crente vencedor.

“...onde cada membro é um ministro...”. Em nossa igreja cada crente é um soldado engajado, um titular. Ninguém está na reserva, ou como expectador. Em nosso time todos jogam e contribuem com os dons que receberam de Deus.

“...e cada casa uma extensão da igreja”. Gosto sempre de dizer que a igreja é formada de famílias. Dessa forma fica fácil entender que cada casa é parte da igreja e deve contribuir para a extensão do Reino de Deus na terra. Quando a casa do crente se abre para servir a Deus, a igreja cresce e Deus é glorificado.

Cada membro da igreja pode participar diretamente no cumprimento de nossa declaração de propósitos. Isso deve ser feito com empenho, pois, como disse Benjamin Disraeli, “a consistência em um propósito é a chave do sucesso”.

Deixe o seu comentário