Paginas

Criados para os relacionamentos

“Façam todo o possível para viver em paz com todos” (Rm 12.18).

O primeiro problema da humanidade aconteceu antes mesmo de qualquer erro cometido. A solidão, o que a Bíblia chama de "uma situação absurda" (Ec 4.7-8). O Senhor Deus declarou: "Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda" (Gn 2.18). Geralmente se fala da solidão de Adão no jardim do Éden como uma necessidade conjugal. Mas sua solidão não se limitava apenas a isso. Eva não foi criada apenas como uma esposa, mas também como uma amiga, uma irmã, alguém que lhe fizesse companhia constante. Fomos criados para os relacionamentos. Deveríamos dizer sempre: "Sozinhos, NÃO!".

Fui convidado para participar de um evento ecumênico dando início às comemorações do dia da consciência negra e uma homenagem aos artesãos de uma comunidade ribeirinha. Foi agradável levar uma reflexão bíblica juntamente com um frei católico. Ambos compartilhamos sobre a data comemorada, rejeitando toda espécie de discriminação, seja ela racial, econômica, religiosa, ou de qualquer outra espécie. A Bíblia diz que em Cristo as diferenças raciais, sociais, sexuais, se unificam (Gl 3.26-29). No final da história humana tudo vai convergir para Cristo, tanto as coisas do céu como as da terra (Ef 1.10). Deus criou um mundo diverso dentro de um universo. Precisamos valorizar a unidade na diversidade. Isso se aplica diretamente aos relacionamentos, nos quais devemos investir (Rm 12.18).

O falecimento recente de uma irmã na fé levou nossa comunidade cristã a considerar a importância dos relacionamentos. Que não esperemos que os nossos queridos morram para lhes dar a devida importância. Está escrito que "consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras". E mais: "Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia" (Hb 10.24-25). Que Deus abençoe nossos relacionamentos e que jamais troquemos as pessoas pelas coisas, o que é tão comum em nossos dias de materialismo. Priorizar as pessoas é uma decisão, independentemente de sentimentos.

Deus criou um mundo diverso dentro de um universo.

Deixe o seu comentário