Paginas

Administração da Vida

Rick Warren

Por que será que o tempo se arrasta quando queremos que ele passe rapidamente e voa quando precisamos que ele demore mais? Definitivamente o tempo não é muito cooperativo. Ainda assim, o tempo é o grande “igualador”: todos nós possuímos a mesma quantidade.

A diferença entre pessoas comuns e as bem-sucedidas é que estas administram seu tempo sabiamente. Ao invés de desperdiçar ou gastar tempo, elas o investem. Extraem o máximo de cada momento. Como está escrito na Bíblia: “Sejam sábios no procedimento... aproveitem ao máximo todas as oportunidades” (Colossenses 4.5).

Neste século XXI as pessoas estão compreendendo que tempo é mais importante que dinheiro. Dinheiro é recurso renovável: sempre haverá onde conseguir mais. Ao contrário do dinheiro, tempo é recurso limitado. Você tem apenas uma porção de tempo para sua vida. Quando for usada, acabou-se!

Seu tempo é sua vida. Ao dar seu dinheiro a alguém, você estará dando algo que pode ser substituído. Mas quando dá seu tempo, deu parte de sua vida. Pensando nestes termos compreende-se que administração do tempo é, na verdade, administração da vida.

A Bíblia tem o seguinte a dizer sobre isso: “Vivam com o devido senso de responsabilidade... como pessoas que conhecem o significado da vida... Façam o melhor uso do seu tempo. Não sejam indecisos, mas agarrem firmemente o que saibam ser a vontade de Deus” (Efésios 5.15-17). Eu resumo estes versículos da seguinte maneira:

Analise seu estilo de vida! Saiba para onde está indo o seu tempo. Você o está investindo para colher dividendos futuros, ou o está desperdiçando, perdendo-o para sempre?

Utilize o presente! Extraia o máximo do momento presente, usando-o para obter o melhor benefício. Procrastinação é hábito muito dispendioso e totalmente improdutivo. O que você deixa para amanhã pode nunca ser feito, se surgirem outras questões mais prementes para tumultuar sua agenda.

Reconheça o que é importante! Concentre seu foco em prioridades duradouras. Isto não quer dizer apenas evitar as coisas erradas. Existem muitas coisas que podemos fazer e são boas. Será, porém, que não existem coisas melhores para serem feitas, que talvez ninguém mais possa fazer?

Uma pergunta para você pensar em seu trabalho durante esta semana: quanto do que você está fazendo hoje será relevante daqui a 10 anos? E daqui a 50 anos? E na eternidade? A Bíblia diz que Deus numera os nossos dias e, se isso for verdade, temos exatamente o tempo necessário para cumprir Seu plano para nós. Se não pudermos completá-lo, isso quer dizer que estamos fazendo coisas que Deus não planejou que fizéssemos, ou estamos fazendo coisas certas do modo errado.

Questões Para Reflexão ou Discussão

1. Qual sua explicação para o fato que o tempo é curto quando precisamos dele e se arrasta quando queremos que ele passe rápido?

2. Como avaliaria o uso do seu tempo no trabalho e na vida pessoal? Acha que tem usado seu tempo com sabedoria, ou tem desperdiçado boa parte dele?

3. O autor afirma que “administração do tempo é na verdade administração da vida”. Qual sua opinião?

4. Quais os grandes desafios com que você se depara no uso apropriado do tempo que dispõe diariamente?

Se desejar considerar outras passagens da Bíblia relacionadas com o tema veja: Salmos 89.47-48; Eclesiastes 3.1-8; II Coríntios 6.2; Efésios 5.15-16.

Fonte: Maná da Segunda

Deixe o seu comentário