Paginas

Olimpíadas - Pequim 2008

Teve início hoje na cidade chinesa de Pequim, a 29ª edição das Olimpíadas. A bandeira olímpica formada por cinco anéis entrelaçados, representa o envolvimento mundial nesse acontecimento desportivo.

Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 AC, para homenagearem aos deuses, principalmente Zeus. Atletas das cidades-estados da Grécia se encontravam na cidade de Olímpia para disputarem diversas competições esportivas. Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.

Os gregos começaram as Olimpíadas com um objetivo religioso, além de buscarem através dos jogos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Mostra também a importância que os gregos davam ao corpo saudável. No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e quaisquer manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador romano Teodósio I. Mas, em 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.

O Novo Testamento faz muitos paralelos entre o treinamento e o desempenho do atleta que competia e os deveres e privilégios do cristão. Paulo conhecia as rivalidades e as ambições inerentes ao esporte. Existem mais de 50 referências aos esportes no Novo Testamento.

Cada participante sério dos jogos de então, como de hoje, estava determinado a sobrepujar e a derrotar seus adversários. Seu alvo não era nada menos que ganhar o prêmio de sua competição. E nós? Estamos nos exercitando na piedade, ou estamos nos tornando fracos e frouxos? A Bíblia diz: “(…) exercite-se na piedade. O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura” (1 Tm. 4.7-8).

Paulo, escrevendo aos seus amigos em Corinto, lembrou-lhes que “todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre” (1 Co. 9.25). Para o atleta participar das Olimpíadas, ele tinha de submeter-se a dez meses de treinamento rigoroso; esta era uma condição inflexível. Não podia haver exceção.

Durante esses dez meses, eles eram obrigados a manter uma disciplina rigorosa, moderando seus desejos e abstendo-se de certos passatempos, que poderiam prejudicar sua aptidão. Tinham que observar uma dieta balanceada e eliminar todas as gorduras supérfluas. Nos nossos dias, é mais comum ouvir dizer: “Faça o que quiser. Se você se sente bem, faça”. Não é desta maneira que se preparam os atletas de Jesus Cristo.

As regras para os atletas daquele tempo foram anotadas por Horácio: “O atleta deve levar uma vida normal, mas deve comer pouco. Deve abster-se de doces. Não deve deixar de fazer os exercícios nas horas estabelecidas, seja no calor ou no frio. Não deve beber água fria nem vinho ao acaso. Deve entregar-se ao treinador como quem se entrega a um médico, e então entrar na disputa”. Que palavras desafiadoras são essas para o discípulo negligente e indisciplinado! Muita importância tem sido dada ao Espírito Santo hoje, e corretamente. Mas pouca importância tem sido dada a Gálatas 5.22-23: “Mas o fruto do Espírito é (…) domínio próprio [disciplina].

O atleta que deseja ganhar o prêmio cobiçado não faz sua própria vontade. Ele é preparado para assumir uma posição contra o espírito desta difícil era ímpia em que vivemos. Não é algo irônico que ao mesmo tempo em que pessoas aplaudem e admiram o sacrifício, a disciplina e o domínio próprio do atleta, elas se desinteressem quando é sugerido que deveria haver uma dedicação semelhante por parte do discípulo de Cristo?

É da palavra que Paulo usa para “exercite-se”, 1 Timóteo 4.7, que tiramos nossa palavra ginásio - o lugar onde os atletas aprendem a exercitar seus músculos, a aumentar o seu fôlego, a ganhar flexibilidade. O Espírito Santo insiste conosco no sentido de fazermos na área espiritual o que os atletas fazem no ginásio.

Um corpo mimado, poupado, significa corrida perdida. Um atleta flácido não ganha nenhuma medalha. Agostinho sabia disto. Ele fazia sempre esta oração: “Ó Deus, que eu possa ter para contigo um coração cheio de ardor; para os meus amigos, um coração de amor; e para mim mesmo, um coração de aço”.

Quando pensamos nas disputas dos jogos olímpicos, automaticamente fazemos a associação com jovens cheios de vigor. Mas Paulo, mesmo chegando ao fim da corrida, ainda se via em treinamento. Ele disse: “Vocês não sabem que todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1 Co. 9.24-27).

Os discípulos mais velhos não estão fora da corrida! Entramos na corrida quando nos convertemos. Em princípio parecia ser uma corrida de 100 metros rasos, mas verificamos tratar-se de uma verdadeira maratona, que testa nossa perseverança e nosso vigor espiritual. A corrida continua - “(…) corramos com perseverança a corrida que nos é proposta (…)” (Hb. 12.1), para que possamos ganhar o prêmio.

É fácil para o discípulo tornar-se relaxado e indisciplinado com o passar dos anos. Estamos mentalmente preguiçosos e indisciplinados? Será que pensamos que adquirimos o direito de sair da corrida? Não foi desta maneira que se portou o Crucificado, nem os homens e mulheres que serviram a Deus com dedicação. “[...] nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras” (2 Tm. 2.5). Ter domínio completo das regras da disputa é prioridade número um para o atleta. Se ele não se submeter a elas, não haverá prêmio. Observando essa condição, Agostinho desafiou um corredor: “Você pode estar demonstrando grande desempenho, mas está correndo fora da pista?”

As pessoas que se preparam para tirar a carteira de motorista devem estudar as leis de trânsito! Mas, somos igualmente diligentes em aprender e em nos submeter às regras que disciplinam a corrida cristã?

O livro de regras do cristão é, naturalmente, a Bíblia. Nela encontramos toda a orientação que precisamos para saber o que é permitido e o que não é permitido. Mas este livro tem uma vantagem sobre o livro das regras olímpicas: ele promete o poder adequado para capacitar o corredor a chegar ao fim da corrida. Paulo aproveitou-se deste poder, e ao tocar a fita de chegada, pôde testificar: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2 Tm. 4.7).

Há muitas influências para nos desviar do alvo. Temos um Adversário manhoso, que usa seus seis milênios de perversa experiência para nos jogar para fora da pista. Não podemos ignorar as suas intenções (2 Co. 2.11). “Vocês corriam bem (…)”, escreveu Paulo aos gálatas. “(…) Quem os impediu de continuar obedecendo à verdade?” (Gl. 5.7).

A corrida grega era considerada como o mais impetuoso e violento exercício físico da época. Numa corrida, Addas, o vitorioso, chegou à linha de chegada e morreu. Tornou-se uma montanha de músculos inertes. O esforço tinha feito com que ele ultrapassasse suas reservas físicas. Vencer uma corrida exige do atleta muito vigor e perseverança. “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé” (Hb. 12.2).

Depois que a corrida começa, o atleta não tem condições de olhar para trás. Ele deve avançar para a vitória sem se distrair. Se quiser ganhar o prêmio, seus olhos devem estar fixos no posto onde está o juiz, no final da pista. Foi pensando neste exemplo que Paulo fez a notável declaração: “(…) uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3.13-14).

Assim, deve o discípulo correr com os olhos firmes, fixos no seu Senhor, que o encoraja e é ao mesmo tempo o Juiz, o Árbitro e o que confere o prêmio. O discípulo não deve olhar para trás saudosamente, nem sem esperança, mas deve resolutamente esquecer o que ficou para trás - falhas e desapontamentos, sucessos e vitórias. Ele deve esforçar-se para tocar o peito na fita de chegada com os olhos fixos no seu Senhor, que lhe dá as boas vindas. Foi Deus que iniciou nossa fé, e é ele que nos dará força para completar o trajeto.

Depois de empregar a figura do corredor em 1 Coríntios 9.26-27, Paulo volta-se para o boxe: “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo (…)”. Ele usou o boxe para falar de sua atitude para com o corpo, o qual era freqüentemente foco de tentação. Ele descobriu que seu maior inimigo estava nele mesmo. “Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo” (Rm. 7.18). Usando a linguagem do boxe, é como se Paulo estivesse dizendo: “Eu acerto todos os golpes; e os acerto em meu próprio corpo. Logo, meu corpo é meu servo, e não meu senhor”. “(…) Corram de tal modo que alcancem o prêmio” (1 Co. 9.24).

O que levava o atleta a exercer tal disciplina e exibir tais proezas de força e resistência? Certamente seria uma grande soma de dinheiro ou algum troféu de grande valor? Não. Ele o fazia para obter uma coroa corruptível - uma mera coroa de folhas de louro ou oliveira, de nenhum valor em si mesma. No entanto, era a mais cobiçada de todas as honras que a nação poderia conferir. Cícero afirmou que o vitorioso nas Olimpíadas recebia mais honra do que o general que voltava de suas campanhas. Mas era um prêmio que não durava muito.

O magnífico desfile das Olimpíadas alcançava o clímax quando a coroa da vitória era colocada na cabeça do vencedor pelo juiz dos jogos. Flores e presentes eram atirados sobre ele por seus admiradores.

Com esta cena em mente, Paulo antecipou o dia quando ele seria coroado pelo Juiz de toda a Terra: “Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda” (2 Tm. 4.8). Através dos anos em que o apóstolo fez a corrida, ele manteve o olhar fixo em Jesus. Receber a “coroa” das mãos de Jesus, transpassadas por pregos, seria a grande recompensa por todos os seus sofrimentos. Ouvir o seu Senhor e Mestre dizer: “Muito bem, servo bom e fiel!” faria com que suas renúncias parecessem nada.

Paulo terminou seu breve comentário sobre os jogos com uma nota séria. Apesar do vasto alcance de suas realizações, ele ainda reconhecia a astúcia do Inimigo e a fraqueza da sua própria natureza humana. “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado” (1 Co. 9.27).

Quando velho, Paulo veio a descobrir que o mundo não se tornara menos enganoso, nem o pecado menos sedutor. O Diabo não se tornara menos malicioso do que nos tempos de sua mocidade, e ainda lhe causava um medo saudável.

A palavra “reprovado” não tinha referência à sua salvação. Ele não tinha medo de perdê-la, mas temia ser reprovado, ou reprovado pelo Juiz, tendo assim corrido em vão. Tenhamos esse mesmo medo saudável, e corramos de tal maneira que alcancemos o prêmio.

Deixe o seu comentário