Paginas

A Ciência da Cinésica

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Fp 2.4).

O dicionário Houaiss, define cinésica como “parte da semiótica que estuda os movimentos e processos corporais que formam um código de comunicação extralingüística, entre os quais o enrubescimento facial, o menear de ombros, os movimentos de olhos etc.”. Em outras palavras, cinésica é o estudo da linguagem corporal, a comunicação não-verbal. Isso é muito importante porque 60% de toda comunicação envolve linguagem corporal. É por isso que é tão importante ouvir o que não está sendo dito.

Nosso corpo se comunica como um todo. Tudo o que fazemos e como fazemos, comunica algo para as pessoas com as quais nos relacionamos. Nossas palavras, gestos, reações, fisionomia, tom de voz, posição corporal, maneira de sentar, e, a capacidade de ouvir. Saber ouvir é uma arte própria dos sábios. Pouca gente sabe ouvir, talvez porque só consigamos falar em média 150 palavras por minutos, ao passo que enquanto ouvimos, conseguimos processar na mente até 500 palavras por minuto. Essa defasagem de tempo nos faz querer falar mais que ouvir.

A vontade de falar enquanto ouvimos é tamanha que, sorrimos, acenamos com a cabeça e gesticulamos, muitas vezes preparando o que dizer em seguida e não ouvindo com qualidade o que a outra pessoa está nos comunicando. Comumente chegamos ao cúmulo de interromper as pessoas enquanto falam. Está escrito: “Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha” (Pv 18.13).

Em nossos relacionamentos devemos valorizar o que os outros dizem, mesmo que não concordemos, devemos respeitar as opiniões, atenção concentrada ao ouvir é muito importante, tentar ouvir o que não está sendo dito, ouvir o que pensam de nós, recusarmos responder nossas próprias perguntas, e ser mais ouvinte que conselheiro. São valores especiais na comunicação.

Comunicação é sempre uma via de duas mãos. O problema é que sempre estamos na contramão.

Deixe o seu comentário