Paginas

O que é uma Célula

Continuamos na transição para sermos uma igreja em células. Nesse processo é importante enfatizarmos conceitos básicos e entendermos princípios elementares na vida de uma célula. Como todos sabem, estamos realizando o Intensivo de Reciclagem com toda a igreja. Muitos já concluíram, alguns estão na fase de encerramento, e ainda outros estão na metade do curso. O importante é que estamos caminhando bem nessa jornada longa e permanente. Além disso, alguns irmãos estão fazendo o TLA – Treinamento de Líderes Auxiliares. Esse grupo é a base da formação da Célula Protótipo que deve ter início em breve. A partir dessa célula-mãe virão as outras que se multiplicarão permanentemente.

É importante lembrar algumas coisas que precisam ser memorizadas. A célula tem cinco sistemas que dinamizam sua vida diária. Usamos a mão para ilustrar com os dedos essas etapas cíclicas. A vida em comunidade é o polegar: todos os dedos trabalham em conexão com o polegar. Todos os sistemas em uma célula relacionam-se a partir da célula e retornam para a célula. O treinamento é o dedo mínimo: representando os fracos nas células que devem ser preparados. A prestação de contas é o dedo anelar: o dedo anelar sugere responsabilidade. A célula tem um sistema de apoio de uns aos outros. A liderança é o dedo maior: ele representa as pessoas mais maduras na célula, os líderes, os “pais” e “mães”. Eles devem ser treinados para cuidar da célula. O evangelismo é o indicador: o dedo que pega coisas e dá a direção. O evangelismo é o que dá à célula o seu propósito de crescimento. Esses cinco sistemas devem acontecer simultaneamente na célula.

A célula é a comunidade holística (integral) de Cristo. Em nossos encontros temos destacado os três “pês” – Presença, Poder, e Propósito. A presença é o DNA da célula. Refere-se à presença de Cristo no centro da célula. Ele deve ser o foco do encontro. O poder mostra a força da célula, e se manifesta através da ministração da Palavra de Deus, da oração e dos dons espirituais. O propósito indica as funções da célula: adoração, evangelismo, edificação, disciplina, relacionamento, santificação, aplicação da Palavra, batalha espiritual, e ministérios vários.

O encontro da célula tem uma estrutura simples, mas dinâmica. Usamos quatro períodos, todos com a letra “E”: Encontro, Exaltação, Edificação, e Evangelismo. O encontro é o momento do quebra-gelo, você para mim e eu para você. A exaltação é quando nos voltamos para Deus em louvor e adoração e sua presença se manifesta em nosso meio. Na edificação recebemos o que Deus tem para nós pelo seu poder mediante a Palavra compartilhada, a oração e os dons espirituais. O evangelismo fala do propósito de Jesus, quando Deus se revela por meio de nós para os outros que ainda não se converteram.

A célula na igreja é um grupo de oito a quinze pessoas que formam uma comunidade para crescer no relacionamento de uns com os outros, experimentar o amor de Deus, e alcançar os incrédulos para Cristo. Pesquisas ao redor do mundo entre as igrejas mais crescentes têm constatado que o crescimento de uma célula não depende da idade ou estado civil de seus membros. Também não depende da formação acadêmica nem condição social, dons espirituais ou personalidade (extrovertido/introvertido). Por outro lado, existem valores claros que fazem uma célula crescer: em todas as igrejas onde as células crescem, os líderes gastam tempo em oração em favor dos membros e das pessoas que estão sendo alcançadas para Cristo. Além do encontro da célula, o tempo juntos fora da reunião semanal é outro fator de crescimento. Uma célula que cresce precisa ter alvos claros, e dar acompanhamento aos visitantes. O preparo para o encontro da célula tem uma importância notória por parte de seus participantes.

Deixe o seu comentário