Paginas

O Dia de Pentecostes

Hoje deveria ser um dia muito festivo para toda a cristandade. É o Dia de Pentecoste, o dia do nascimento da igreja. Os judeus festejavam com grande alegria essa data, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo (Êx 23.16; Lv 23.16-17; Dt 16.10). Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecoste, que significa “qüinquagésimo dia”. No primeiro pentecoste, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2.1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram ao Senhor Jesus Cristo. Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo é Deus, a terceira pessoa da Trindade. Antes de voltar para o céu Jesus o prometeu aos discípulos dando-lhes a seguinte ordem: “Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo” (At 1.4-5).

O Espírito Santo habita permanentemente nos cristãos (Jo 14.16). “[...] se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8.9). Ele é o selo da promessa de nossa salvação eterna (Ef 1.13-14; 4.30). O Espírito Santo nos qualifica para um alto estilo de vida. A Bíblia diz que “o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei” (Gl 5.22-23). Além disso ele nos capacita com poder para levar o evangelho até os confins da terra (At 1.8). Deus o Pai nos equipa com dons espirituais, que são como ferramentas sobrenaturais para cumprirmos o seu propósito para a igreja. Está escrito que a cada um é dada a manifestação do Espírito, visando o bem comum. Pelo Espírito nos é dada sabedoria, conhecimento, fé, dons de curar, poder para operar milagres, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas, e interpretação de línguas. Tudo isso é realizado pelo Espírito Santo, que distribui individualmente a cada um como ele mesmo quer (1 Co 12.7-11).

Hoje nossa igreja está comemorando a 8ª Conferência de Renovação Espiritual. Criamos esse evento para despertar na igreja a chama do pentecoste. O fogo do Espírito Santo não pode se apagar em nós. No Templo do Antigo Testamento a ordem era: “Mantenha-se o fogo continuamente aceso no altar; não deve ser apagado” (Lv 6.13). O Novo Testamento ecoa isso quando diz: “Não apaguem o Espírito” (1 Ts 5.19). O zelo de Deus nunca pode faltar em nós; devemos ser fervorosos no espírito, servindo ao Senhor (Rm 12.11). A chama do dom de Deus deve se manter acesa em nós (2 Tm 1.6).

Que o nosso bom Deus avive a memória da igreja nesse dia e que resgatemos essa data tão importante para a história da Igreja Cristã – o nascimento da Igreja. Se a igreja esquecer sua origem, poderá esquecer tudo o mais. Porém, bem mais que uma data, o que realmente precisamos é nos deixar encher pelo Espírito (Ef 5.18). Que do nosso interior flua rios de água viva (Jo 7.38). Se alguém não tem o Espírito Santo, precisa nascer de novo (Jo 3.3-7). O que fazer para isso? “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo” (At 2.37-38). Ele é o presente de Deus para todo aquele que crer em Jesus.

Deixe o seu comentário